O PAPEL DOS DISCENTES NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O LETRAMENTO RACIAL
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107109 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 1056 "titulo" => "O PAPEL DOS DISCENTES NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O LETRAMENTO RACIAL" "resumo" => "Este trabalho objetiva discutir pressupostos práticos e teóricos na elaboração de materiais didáticos, voltados a uma análise crítica e contextualizada do cotidiano dos alunos. Essa prática, de letramento, portanto, pode ser obtida por uma produção de material didático que leva em conta os levantamentos dos alunos durante o contato com o professor. Assim, no plano metodológico, levou-se em conta as questões raciais presentes no contexto da instituição educacional e na atualidade nacional para a seleção do tema. Ainda, a seleção dos textos foi dada com base nos gêneros discursivos de maior contato dos alunos. Com isso, o professor – enquanto elaborador do material – desenvolveu procedimentos que unem as categorias teóricas de ensino, ao letramento racial e às demandas estudantis em sala de aula. Na sequência, os principais resultados versaram, qualitativamente, sobre um maior engajamento dos alunos nos eixos de produção, análise, leitura e oralidade postulados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ainda, as aulas dedicaram-se a estudar uma ampliação de análise crítica e letradas dos alunos em múltiplos contextos, Além disso, um domínio das habilidades linguísticas, principalmente, de leitura e de produção textual mostrou-se presente em outros momentos pedagógicos posteriores. Por fim, o intuito deste trabalho é sugerir que uma produção de material didático – pautada no contexto de multiletramentos – garanta uma maior produtividade pedagógica antes mesmo de se aplicar em sala de aula. Isso aponta que o desenvolvimento de habilidade atinge tanto o docente quanto os discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID1056_TB91_05032024001220.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNNO ABATI SANT’ANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRUNNO SANT’ANA" "autor_email" => "brunnoabati@alunos.utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107109 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 1056 "titulo" => "O PAPEL DOS DISCENTES NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O LETRAMENTO RACIAL" "resumo" => "Este trabalho objetiva discutir pressupostos práticos e teóricos na elaboração de materiais didáticos, voltados a uma análise crítica e contextualizada do cotidiano dos alunos. Essa prática, de letramento, portanto, pode ser obtida por uma produção de material didático que leva em conta os levantamentos dos alunos durante o contato com o professor. Assim, no plano metodológico, levou-se em conta as questões raciais presentes no contexto da instituição educacional e na atualidade nacional para a seleção do tema. Ainda, a seleção dos textos foi dada com base nos gêneros discursivos de maior contato dos alunos. Com isso, o professor – enquanto elaborador do material – desenvolveu procedimentos que unem as categorias teóricas de ensino, ao letramento racial e às demandas estudantis em sala de aula. Na sequência, os principais resultados versaram, qualitativamente, sobre um maior engajamento dos alunos nos eixos de produção, análise, leitura e oralidade postulados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ainda, as aulas dedicaram-se a estudar uma ampliação de análise crítica e letradas dos alunos em múltiplos contextos, Além disso, um domínio das habilidades linguísticas, principalmente, de leitura e de produção textual mostrou-se presente em outros momentos pedagógicos posteriores. Por fim, o intuito deste trabalho é sugerir que uma produção de material didático – pautada no contexto de multiletramentos – garanta uma maior produtividade pedagógica antes mesmo de se aplicar em sala de aula. Isso aponta que o desenvolvimento de habilidade atinge tanto o docente quanto os discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID1056_TB91_05032024001220.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNNO ABATI SANT’ANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRUNNO SANT’ANA" "autor_email" => "brunnoabati@alunos.utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }