Este trabalho objetiva discutir pressupostos práticos e teóricos na elaboração de materiais didáticos, voltados a uma análise crítica e contextualizada do cotidiano dos alunos. Essa prática, de letramento, portanto, pode ser obtida por uma produção de material didático que leva em conta os levantamentos dos alunos durante o contato com o professor. Assim, no plano metodológico, levou-se em conta as questões raciais presentes no contexto da instituição educacional e na atualidade nacional para a seleção do tema. Ainda, a seleção dos textos foi dada com base nos gêneros discursivos de maior contato dos alunos. Com isso, o professor – enquanto elaborador do material – desenvolveu procedimentos que unem as categorias teóricas de ensino, ao letramento racial e às demandas estudantis em sala de aula. Na sequência, os principais resultados versaram, qualitativamente, sobre um maior engajamento dos alunos nos eixos de produção, análise, leitura e oralidade postulados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ainda, as aulas dedicaram-se a estudar uma ampliação de análise crítica e letradas dos alunos em múltiplos contextos, Além disso, um domínio das habilidades linguísticas, principalmente, de leitura e de produção textual mostrou-se presente em outros momentos pedagógicos posteriores. Por fim, o intuito deste trabalho é sugerir que uma produção de material didático – pautada no contexto de multiletramentos – garanta uma maior produtividade pedagógica antes mesmo de se aplicar em sala de aula. Isso aponta que o desenvolvimento de habilidade atinge tanto o docente quanto os discentes.