Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A CONTRIBUIÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE GENÉTICA BÁSICA PARA ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS, AM.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107696
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1120
    "inscrito_id" => 4688
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE GENÉTICA BÁSICA PARA ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS, AM."
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta um jogo didático para o ensino do quadro de Punnett como forma de avaliação, relatando seus resultados para o ensino do mesmo em sala de aula. Tendo em um primeiro momento a aula teórica e em seguida a aula prática, como forma de avaliação dos alunos. A partir do jogo quadro de Punnett interativo conseguimos observar as dificuldades dos alunos de forma particular, com isso conseguimos proporcionar uma aula mais “individualizada” ajudando com suas dúvidas ao decorrer do jogo. Com essa atividade a aula teve uma abordagem mais envolvente e eficaz, facilitando a compreensão dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4688_TB1120_21042024165126.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA CONCEIÇÃO DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "KARINA"
    "autor_email" => "karinaccruz2109@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107696
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1120
    "inscrito_id" => 4688
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE GENÉTICA BÁSICA PARA ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS, AM."
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta um jogo didático para o ensino do quadro de Punnett como forma de avaliação, relatando seus resultados para o ensino do mesmo em sala de aula. Tendo em um primeiro momento a aula teórica e em seguida a aula prática, como forma de avaliação dos alunos. A partir do jogo quadro de Punnett interativo conseguimos observar as dificuldades dos alunos de forma particular, com isso conseguimos proporcionar uma aula mais “individualizada” ajudando com suas dúvidas ao decorrer do jogo. Com essa atividade a aula teve uma abordagem mais envolvente e eficaz, facilitando a compreensão dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4688_TB1120_21042024165126.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA CONCEIÇÃO DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "KARINA"
    "autor_email" => "karinaccruz2109@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta um jogo didático para o ensino do quadro de Punnett como forma de avaliação, relatando seus resultados para o ensino do mesmo em sala de aula. Tendo em um primeiro momento a aula teórica e em seguida a aula prática, como forma de avaliação dos alunos. A partir do jogo quadro de Punnett interativo conseguimos observar as dificuldades dos alunos de forma particular, com isso conseguimos proporcionar uma aula mais “individualizada” ajudando com suas dúvidas ao decorrer do jogo. Com essa atividade a aula teve uma abordagem mais envolvente e eficaz, facilitando a compreensão dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.