Este trabalho teve como objetivo relatar as experiências no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em História da UNEAL– Campus I/Arapiraca bem como analisar o processo de ensino e aprendizagem por meio da inserção dos residentes no campo profissional. A metodologia utilizada neste artigo prioriza o diálogo entre as concepções historiográficas de renomados pesquisadores do campo da Teoria da História com a observação crítica feita em sala de aula. Assim como a pesquisa bibliográfica e a pesquisa em ação buscam, a partir de autores que estudam a formação docente, relacionar teoria e prática no campo do Ensino em História. Ter o contato direto e amplo com o ambiente e com a comunidade escolar permite um enriquecimento de saberes. A aprendizagem e a experiência se tornam cruciais para o desenvolvimento do professor em formação, principalmente na área da História. Logo, ratificamos a importância do PRP para a construção da formação docente mostrando que a ampla vivência na escola e o contato constante com a sala de aula e com as orientações do preceptor e coordenador de forma continuada, é indispensável para a progressão do discente, a fim que este se torne um bom profissional. A referida vivência em um âmbito escolar propícia ao professor em formação entendimento sobre os aspectos escolares, metodologias de ensino, planos de atividades e reuniões pedagógicas a serem aplicadas em conformidade com as necessidades de cada turma e/ou aluno.