A ALFABETIZAÇÃO BASEADA EM PRESSUPOSTOS LINGUÍSTICOS
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107088 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 1894 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO BASEADA EM PRESSUPOSTOS LINGUÍSTICOS" "resumo" => "A escola se caracteriza por um ambiente em que naturalmente ocorrerá o uso da língua em situações de interação social. Porém, essa mesma língua encontra-se em constante avaliação, na modalidade oral e principalmente escrita. O processo de adaptação ao ambiente escolar não se dá instantaneamente com o ingresso na sala de aula, pois a criança não é uma “tábula rasa”, ao contrário, já é dotada de uma gramática internalizada, ou seja, uma “língua” aprendida no ambiente familiar a qual está inserida. Assim, essa discussão concentra-se em torno dos processos da passagem da modalidade oral para a escrita durante o período inicial da alfabetização, tendo em conta as contribuições da Linguística para que o ambiente de sala de aula se torne propício ao aprendizado das diversas modalidades da língua (fala e escrita), considerando, principalmente, as situações concretas em que a interação se efetiva. A partir das observações em campo durante os estágios do Programa Residência Pedagógica constatou-se a suma importância da utilização dos estudos da linguagem no processo de ensino durante a alfabetização e o letramento, bem como nos mecanismos de produção da leitura enquanto a decifração e a compreensão gráfica e funcional da língua. Este estudo é fundamentado na metodologia explicativa, a qual consiste na identificação e descrição das características do fenômeno observado de maneira sistemática, bem como da sua contribuição para a ocorrência dos mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID1894_TB52_17022024193450.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA BEATRIZ VICENTE VALENTIM" "autor_nome_curto" => "MILENA BEATRIZ" "autor_email" => "milenavvalentim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107088 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 1894 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO BASEADA EM PRESSUPOSTOS LINGUÍSTICOS" "resumo" => "A escola se caracteriza por um ambiente em que naturalmente ocorrerá o uso da língua em situações de interação social. Porém, essa mesma língua encontra-se em constante avaliação, na modalidade oral e principalmente escrita. O processo de adaptação ao ambiente escolar não se dá instantaneamente com o ingresso na sala de aula, pois a criança não é uma “tábula rasa”, ao contrário, já é dotada de uma gramática internalizada, ou seja, uma “língua” aprendida no ambiente familiar a qual está inserida. Assim, essa discussão concentra-se em torno dos processos da passagem da modalidade oral para a escrita durante o período inicial da alfabetização, tendo em conta as contribuições da Linguística para que o ambiente de sala de aula se torne propício ao aprendizado das diversas modalidades da língua (fala e escrita), considerando, principalmente, as situações concretas em que a interação se efetiva. A partir das observações em campo durante os estágios do Programa Residência Pedagógica constatou-se a suma importância da utilização dos estudos da linguagem no processo de ensino durante a alfabetização e o letramento, bem como nos mecanismos de produção da leitura enquanto a decifração e a compreensão gráfica e funcional da língua. Este estudo é fundamentado na metodologia explicativa, a qual consiste na identificação e descrição das características do fenômeno observado de maneira sistemática, bem como da sua contribuição para a ocorrência dos mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID1894_TB52_17022024193450.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA BEATRIZ VICENTE VALENTIM" "autor_nome_curto" => "MILENA BEATRIZ" "autor_email" => "milenavvalentim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }