Este trabalho narra uma experiência de ensino realizada no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP). A investigação teve início a partir da utilização do Duolingo como recurso pedagógico complementar ao ensino de língua inglesa em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Com a introdução do aplicativo, a pesquisa teve o objetivo de proporcionar aos alunos maior tempo de contato com o idioma alvo e reforçar o aprendizado de vocabulário e gramática da língua inglesa. Metodologicamente, esta é uma pesquisa de natureza qualitativa em que os procedimentos metodológicos foram organizados em três etapas, sendo estas: aplicação de questionário diagnóstico, implementação e acompanhamento do uso do aplicativo e averiguação do aprendizado. Quanto aos resultados, observamos que a metodologia gamificada do Duolingo fez os alunos progredirem no aprendizado de vocabulário e gramática da língua inglesa, bem como aumentou o tempo de contato dos estudantes com o idioma. Assim, o estudo demonstra o potencial do aplicativo Duolingo em atuar como uma ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa.