APLICAÇÃO DO DUOLINGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA COMPLEMENTAR AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107329 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 480 "inscrito_id" => 1616 "titulo" => "APLICAÇÃO DO DUOLINGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA COMPLEMENTAR AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho narra uma experiência de ensino realizada no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP). A investigação teve início a partir da utilização do Duolingo como recurso pedagógico complementar ao ensino de língua inglesa em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Com a introdução do aplicativo, a pesquisa teve o objetivo de proporcionar aos alunos maior tempo de contato com o idioma alvo e reforçar o aprendizado de vocabulário e gramática da língua inglesa. Metodologicamente, esta é uma pesquisa de natureza qualitativa em que os procedimentos metodológicos foram organizados em três etapas, sendo estas: aplicação de questionário diagnóstico, implementação e acompanhamento do uso do aplicativo e averiguação do aprendizado. Quanto aos resultados, observamos que a metodologia gamificada do Duolingo fez os alunos progredirem no aprendizado de vocabulário e gramática da língua inglesa, bem como aumentou o tempo de contato dos estudantes com o idioma. Assim, o estudo demonstra o potencial do aplicativo Duolingo em atuar como uma ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID1616_TB480_24042024161235.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVO CAMARGO ANDRÉ ALVES" "autor_nome_curto" => "Ivo Camargo" "autor_email" => "ivo.alves@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107329 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 480 "inscrito_id" => 1616 "titulo" => "APLICAÇÃO DO DUOLINGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA COMPLEMENTAR AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho narra uma experiência de ensino realizada no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP). A investigação teve início a partir da utilização do Duolingo como recurso pedagógico complementar ao ensino de língua inglesa em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Com a introdução do aplicativo, a pesquisa teve o objetivo de proporcionar aos alunos maior tempo de contato com o idioma alvo e reforçar o aprendizado de vocabulário e gramática da língua inglesa. Metodologicamente, esta é uma pesquisa de natureza qualitativa em que os procedimentos metodológicos foram organizados em três etapas, sendo estas: aplicação de questionário diagnóstico, implementação e acompanhamento do uso do aplicativo e averiguação do aprendizado. Quanto aos resultados, observamos que a metodologia gamificada do Duolingo fez os alunos progredirem no aprendizado de vocabulário e gramática da língua inglesa, bem como aumentou o tempo de contato dos estudantes com o idioma. Assim, o estudo demonstra o potencial do aplicativo Duolingo em atuar como uma ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID1616_TB480_24042024161235.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVO CAMARGO ANDRÉ ALVES" "autor_nome_curto" => "Ivo Camargo" "autor_email" => "ivo.alves@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }