O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita uma aproximação entre alunos de licenciatura e a sala de aula, proporcionando que os bolsistas abordem conteúdos relacionados ao cotidiano dos alunos. Junto ao programa desenvolvido no Campus III da Universidade Estadual de Alagoas, que tem como tema “Memória, identidade e pertencimento: a história local e a formação do professor de história”, esta pesquisa busca ressaltar a importância da história local para construção identitária dos alunos da Escola Estadual Humberto Mendes, localizada em Palmeira dos Índios - AL. Para a realização desse trabalho, utilizamos a pesquisa de campo, pautada nos modelos de observação e participação de Oliveira (1996) e Malinowski (1922). A pesquisa bibliográfica centra-se em autores como Candau (2016), Ramos (2013), Schmidt (2004), Souza (2010) e Süssekind (2019). Elaboramos aulas sobre a formação do município e observamos a dinâmica participativa da sala de aula. Depois, analisamos uma produção textual sobre o conteúdo, que não foi realizada em sala por dificuldades em relação a carga horária, e percebemos a utilização da internet em maior parte das produções. Os resultados sugerem que a carga horária de História, que teve sua diminuição com o Novo Ensino Médio, é insuficiente para desenvolver projetos que agreguem conhecimento para os estudantes, porém estão fora do que é proposto pelo livro didático, por exemplo.