Neste artigo analisamos o processo de criação de jogos no Colégio Universitário/UFMA no contexto do Festival de Jogos Esportivos Alternativos. Pressupomos que neste evento escolar, os/as estudantes se expressaram não apenas como reprodutores/as de cultura corporal, mas também, como produtores/as. O Festival propiciou problematizarmos e repensarmos junto aos/as estudantes o predomínio de uma cultura esportivista, propagada pela mídia, e, muitas vezes, centralizadas no futebol/futsal, no vôlei, no basquete e no habdebol. Para tanto, realizamos um relato de experiência de natureza descritiva e analítica, com consulta aos registros em cadernos de campo, aos manuais esportivos elaborados pelos/as estudantes e à literatura especializada sobre o tema. Concluímos que o Festival resultou em várias experiências formativas, entre elas, a criação de três jogos: “Pilaboll; “Death Balloon” e “Rendificação”. A produção desses jogos pelos/as estudantes possibilitou a reflexão, ressignificação e ampliação da cultura corporal dominante, promovendo a criticidade, a criatividade e o desenvolvimento de valores humanos.