A educação inclusiva, embasada nos direitos humanos, estimula a reflexão sobre a importância do modelo educacional inclusivo, ressaltando que igualdade e diferença são valores inseparáveis. A trajetória da educação inclusiva no Brasil é caracterizada pelos movimentos em favor da inclusão escolar, marcando uma transformação significativa na abordagem educacional para pessoas com deficiência. Entretanto, ainda revelam um histórico desafiador de exclusão e preconceitos relacionados à incapacidade. Apesar de ter surgido como uma maneira de garantir o acesso ao conhecimento escolar, a educação inclusiva ainda não alcançou por completo seus objetivos. Em busca de Práticas Pedagógicas inclusivas no PIBID, introduzimos Atividades Lúdicas voltadas para os alunos cegos e de baixa visão no Ensino Médio. Essa intervenção foi realizada em uma turma do 1º Ano de uma escola na cidade de Santa Rita-PB, incluindo adaptações como o uso de cartas e desenhos no tabuleiro em alto relevo, palitos para sentir cada casa do jogo “LA CASA DE QUÍMICA”, abordando temas como ligações iônicas, isoátomos, tabela periódica e modelos atômicos. Essa abordagem não apenas ajudou na compreensão dos assuntos de Química como também promoveu a inclusão e a reflexão dos estudantes participantes sobre o tema da deficiência visual.