RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE CIÊNCIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107416 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 617 "inscrito_id" => 2683 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE CIÊNCIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica – PRP/CAPES/UNEB, representa uma importante contribuição para o desenvolvimento profissional de futuros professores para o Ensino Básico, visando maior enriquecimento epistemológico e pedagógico dos graduandos, o que implica em ações educativas inovadoras dentro e fora das salas de aula. O objetivo deste trabalho é destacar a importância das práticas educativas no processo de ensinagem através da investigação e construção conjunta dos conteúdos de Ciências durante o ano letivo de 2023, bem como a elaboração e desenvolvimento de atividades no Ensino Fundamental II. As atividades desenvolvidas objetivaram promover o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa, voltados para as relações integradas entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA, instigando o pensamento crítico dos discentes em um processo de alfabetização científica, utilizando os mais diversos recursos didáticos: elaboração de slides e cartazes, produção de maquetes, modelos e jogos didáticos, discussões em grupo e uso do livro didático, valorizando-o. A abordagem dos conteúdos de forma contextualizada e prática permitiu que os estudantes se conectassem de maneira mais direta com os conceitos abordados, despertando seu interesse e curiosidade. Desta forma, foi possível verificar que as práticas educativas adotadas demonstraram serem eficazes para a promoção de uma aprendizagem significativa e aprofundada dos conteúdos de Ciências que fazem parte do cotidiano de todos, estimulando maior aproximação com o conhecimento científico. É possível concluir, portanto, que o PRP proporciona o exercício de uma prática educativa, colaborativa, que fomenta uma formação dialógica, crítica e reflexiva, por parte dos(as) licenciandos(as) em Ciências Biológicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2683_TB617_25042024195223.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALLÔMA REBECKA PAIVA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "PALLÔMA" "autor_email" => "rebeckapssouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107416 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 617 "inscrito_id" => 2683 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE ENSINAGEM DE CIÊNCIAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica – PRP/CAPES/UNEB, representa uma importante contribuição para o desenvolvimento profissional de futuros professores para o Ensino Básico, visando maior enriquecimento epistemológico e pedagógico dos graduandos, o que implica em ações educativas inovadoras dentro e fora das salas de aula. O objetivo deste trabalho é destacar a importância das práticas educativas no processo de ensinagem através da investigação e construção conjunta dos conteúdos de Ciências durante o ano letivo de 2023, bem como a elaboração e desenvolvimento de atividades no Ensino Fundamental II. As atividades desenvolvidas objetivaram promover o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa, voltados para as relações integradas entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA, instigando o pensamento crítico dos discentes em um processo de alfabetização científica, utilizando os mais diversos recursos didáticos: elaboração de slides e cartazes, produção de maquetes, modelos e jogos didáticos, discussões em grupo e uso do livro didático, valorizando-o. A abordagem dos conteúdos de forma contextualizada e prática permitiu que os estudantes se conectassem de maneira mais direta com os conceitos abordados, despertando seu interesse e curiosidade. Desta forma, foi possível verificar que as práticas educativas adotadas demonstraram serem eficazes para a promoção de uma aprendizagem significativa e aprofundada dos conteúdos de Ciências que fazem parte do cotidiano de todos, estimulando maior aproximação com o conhecimento científico. É possível concluir, portanto, que o PRP proporciona o exercício de uma prática educativa, colaborativa, que fomenta uma formação dialógica, crítica e reflexiva, por parte dos(as) licenciandos(as) em Ciências Biológicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2683_TB617_25042024195223.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALLÔMA REBECKA PAIVA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "PALLÔMA" "autor_email" => "rebeckapssouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }