O Programa Residência Pedagógica – PRP/CAPES/UNEB, representa uma importante contribuição para o desenvolvimento profissional de futuros professores para o Ensino Básico, visando maior enriquecimento epistemológico e pedagógico dos graduandos, o que implica em ações educativas inovadoras dentro e fora das salas de aula. O objetivo deste trabalho é destacar a importância das práticas educativas no processo de ensinagem através da investigação e construção conjunta dos conteúdos de Ciências durante o ano letivo de 2023, bem como a elaboração e desenvolvimento de atividades no Ensino Fundamental II. As atividades desenvolvidas objetivaram promover o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa, voltados para as relações integradas entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA, instigando o pensamento crítico dos discentes em um processo de alfabetização científica, utilizando os mais diversos recursos didáticos: elaboração de slides e cartazes, produção de maquetes, modelos e jogos didáticos, discussões em grupo e uso do livro didático, valorizando-o. A abordagem dos conteúdos de forma contextualizada e prática permitiu que os estudantes se conectassem de maneira mais direta com os conceitos abordados, despertando seu interesse e curiosidade. Desta forma, foi possível verificar que as práticas educativas adotadas demonstraram serem eficazes para a promoção de uma aprendizagem significativa e aprofundada dos conteúdos de Ciências que fazem parte do cotidiano de todos, estimulando maior aproximação com o conhecimento científico. É possível concluir, portanto, que o PRP proporciona o exercício de uma prática educativa, colaborativa, que fomenta uma formação dialógica, crítica e reflexiva, por parte dos(as) licenciandos(as) em Ciências Biológicas.