Este artigo tem como objetivo foi analisar as vivências e reflexões do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido em duas turmas de Ciências da Natureza de uma escola do campo, a fim de compreender como estas vivências contribuíram na formação teórico-prática, para a futura docência, das residentes envolvidas. A metodologia desenvolvida na realização deste trabalho envolveu a pesquisa-ação, observação participante, análise de documentos e registros de aula. Foram analisadas as atividades desenvolvidas em duas turmas do Ensino Fundamental, totalizando 160 horas de atividades, abordando diversos conteúdos. Os resultados e experiências obtidos são discutidos à luz de uma base teórica, destacando desafios enfrentados e estratégias de superação. O programa incluiu orientação frequente e acompanhamento, para melhorar a formação dos participantes. A residência pedagógica proporcionou uma vivência prática do ambiente escolar, possibilitando reflexões e aprimoramento do conhecimento pedagógico. A relação entre teoria e prática foi fortalecida, promovendo o desenvolvimento profissional dos participantes. A troca de experiências e a reflexão crítica sobre a prática docente foram incentivadas, contribuindo para soluções criativas para os desafios educacionais. A residência pedagógica preparou os futuros professores de forma mais efetiva para os desafios da profissão, promovendo um maior engajamento e identificação com a carreira docente