Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE AVALIAÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107216
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 262
    "inscrito_id" => 208
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE AVALIAÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II."
    "resumo" => "Este estudo visa analisar os benefícios da utilização da ferramenta digital Kahoot como estratégia para avaliação no Ensino Fundamental II. Essas plataformas podem ser utilizadas como auxílio tanto na etapa de introdução de um conteúdo quanto em seu aprofundamento. Além disso, aulas com a ajuda de ferramentas tecnológicas, podem abordar assuntos de forma lúdica e leve, tornando a construção do conhecimento mais efetiva. Diante disso, o objetivo principal deste trabalho é analisar as contribuições geradas pela utilização do Kahoot, como ferramenta pedagógica de avaliação de ensino-aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental II. A abordagem metodológica deste trabalho foi a pesquisa quáli-quantitativa, ou seja, o trabalho analisa os dados numéricos obtidos, além de questões mais subjetivas que proporcionem uma compreensão mais humanista dos dados alcançados. Essa sequência foi dividida em duas fases: a primeira, com aulas expositivas e dialogadas sobre os impactos ambientais e a segunda fase ocorreu a elaboração do quiz contendo 6 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo ministrado na sala de aula, envolvendo tópicos como: Mudanças Climáticas, desastres ambientais, erosão e queimadas. Em relação às perguntas, o tempo estipulado para os grupos responderem foi de 30 segundos. Ao final da atividade foi aplicado um formulário para os alunos a fim de avaliar a utilização do Kahoot como ferramenta didática facilitadora da aprendizagem dos participantes. Em síntese, esse trabalho foi relevante, pois residiu em mostrar as contribuições das ferramentas digitais no âmbito educacional, que proporcionam aos educadores e estudantes uma prática de avaliação inovadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID208_TB262_10032024165746.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA ALVES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Larissa Alves S"
    "autor_email" => "larissa.silva12@estudante.ifto.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107216
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 262
    "inscrito_id" => 208
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE AVALIAÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II."
    "resumo" => "Este estudo visa analisar os benefícios da utilização da ferramenta digital Kahoot como estratégia para avaliação no Ensino Fundamental II. Essas plataformas podem ser utilizadas como auxílio tanto na etapa de introdução de um conteúdo quanto em seu aprofundamento. Além disso, aulas com a ajuda de ferramentas tecnológicas, podem abordar assuntos de forma lúdica e leve, tornando a construção do conhecimento mais efetiva. Diante disso, o objetivo principal deste trabalho é analisar as contribuições geradas pela utilização do Kahoot, como ferramenta pedagógica de avaliação de ensino-aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental II. A abordagem metodológica deste trabalho foi a pesquisa quáli-quantitativa, ou seja, o trabalho analisa os dados numéricos obtidos, além de questões mais subjetivas que proporcionem uma compreensão mais humanista dos dados alcançados. Essa sequência foi dividida em duas fases: a primeira, com aulas expositivas e dialogadas sobre os impactos ambientais e a segunda fase ocorreu a elaboração do quiz contendo 6 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo ministrado na sala de aula, envolvendo tópicos como: Mudanças Climáticas, desastres ambientais, erosão e queimadas. Em relação às perguntas, o tempo estipulado para os grupos responderem foi de 30 segundos. Ao final da atividade foi aplicado um formulário para os alunos a fim de avaliar a utilização do Kahoot como ferramenta didática facilitadora da aprendizagem dos participantes. Em síntese, esse trabalho foi relevante, pois residiu em mostrar as contribuições das ferramentas digitais no âmbito educacional, que proporcionam aos educadores e estudantes uma prática de avaliação inovadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID208_TB262_10032024165746.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA ALVES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Larissa Alves S"
    "autor_email" => "larissa.silva12@estudante.ifto.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este estudo visa analisar os benefícios da utilização da ferramenta digital Kahoot como estratégia para avaliação no Ensino Fundamental II. Essas plataformas podem ser utilizadas como auxílio tanto na etapa de introdução de um conteúdo quanto em seu aprofundamento. Além disso, aulas com a ajuda de ferramentas tecnológicas, podem abordar assuntos de forma lúdica e leve, tornando a construção do conhecimento mais efetiva. Diante disso, o objetivo principal deste trabalho é analisar as contribuições geradas pela utilização do Kahoot, como ferramenta pedagógica de avaliação de ensino-aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental II. A abordagem metodológica deste trabalho foi a pesquisa quáli-quantitativa, ou seja, o trabalho analisa os dados numéricos obtidos, além de questões mais subjetivas que proporcionem uma compreensão mais humanista dos dados alcançados. Essa sequência foi dividida em duas fases: a primeira, com aulas expositivas e dialogadas sobre os impactos ambientais e a segunda fase ocorreu a elaboração do quiz contendo 6 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo ministrado na sala de aula, envolvendo tópicos como: Mudanças Climáticas, desastres ambientais, erosão e queimadas. Em relação às perguntas, o tempo estipulado para os grupos responderem foi de 30 segundos. Ao final da atividade foi aplicado um formulário para os alunos a fim de avaliar a utilização do Kahoot como ferramenta didática facilitadora da aprendizagem dos participantes. Em síntese, esse trabalho foi relevante, pois residiu em mostrar as contribuições das ferramentas digitais no âmbito educacional, que proporcionam aos educadores e estudantes uma prática de avaliação inovadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.