A avaliação é de suma importância para compreensão do processo de ensino e aprendizagem, entretanto, os métodos avaliativos e a sua finalidade, por vezes não atendem as expectativas e necessidades dos alunos, considerando que, as dificuldades de aprendizagem precisam ter um olhar com vista à correção de erros a serem sanados. Diante do exposto, tem-se como objetivo deste trabalho: Refletir sobre o processo de avaliação quantitativa e os impactos na aprendizagem de crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim sendo, a problemática que norteia esse texto é: Será que a avaliação quantitativa implica no nível de aprendizagem, tendo em vista ser a nota obrigatória em cumprimento ao regulamento adotado pelos sistemas de ensino? O procedimento metodológico utilizado é do tipo de pesquisa qualitativa, fazendo uso de um questionário, encaminhado aos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, através do Google forms, assim como uma observação realizada pelas autoras do texto. Os resultados apontam que a avaliação quantitativa, oriundas das provas, predomina com mais ênfase e suas respectivas notas, deixando à margem as questões que precisam ser revistas e revisadas, tanto é que, o instrumento utilizado no processo avaliativo é único para as crianças alfabetizadas e não alfabetizadas.