Este estudo aborda a importância das atividades lúdicas no ensino de Química, conforme preconizado pelos PCN’s. O objetivo é demonstrar como o uso dessas estratégias pode facilitar a aprendizagem, especialmente em conteúdos considerados de difícil aprendizagem, como a Tabela Periódica e os Modelos Atômicos. O trabalho adota uma abordagem qualitativa descritiva, utilizando o jogo “Trilha Química” como método de ensino. O jogo foi aplicado em turmas do primeiro ano do ensino médio durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IFPE, campus Vitória. Os materiais utilizados incluíram TNT, cartolina e os dados feitos de cartolina colorida. A aplicação do jogo mostrou-se eficaz na aprendizagem dos alunos, permitindo a conexão entre conhecimentos prévios e os conteúdos trabalhados. Os alunos perceberam o jogo como uma ferramenta metodológica estimulante para a construção do conhecimento. O uso de atividades lúdicas, como o jogo didático, revelou-se uma estratégia eficaz para tornar o ensino de Química mais atrativo e significativo. O jogo “Trilha Química” foi capaz de promover a aprendizagem dos alunos e despertar o interesse pela disciplina. Espera-se que este método seja utilizado como complemento ao ensino tradicional, contribuindo para a melhoria do processo de ensino aprendizagem em Química.