Os jogos didáticos são uma ótima alternativa para auxiliar na fixação do conteúdo, tornando a aula mais prazerosa e satisfatória. Assim, a utilização da batalha naval em sala de aula, proporcionará uma experiência dinâmica e engajadora, ajudando com a validação dos jogos que contribuem com a memória a longo prazo. Sendo uma alternativa viável e interessante que deve ser inserida nas aulas de Ciências/Biologia para aprimorar as relações entre professor – aluno. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é relatar a experiência vivenciada durante a aplicação da atividade lúdica “batalha naval” sobre o conteúdo de ciências “puberdade”. Após a aula sobre o tema “puberdade”, foi realizada a aplicação do jogo que foi produzido com materiais de baixo custo como: cartolina, água, régua, lápis, cotonete, bicarbonato de sódio, açafrão e pincel. Inicialmente, a sala foi dividida em 5 grupos de 6 e 7 alunos, e explicadas as regras e instruções para os alunos. Os resultados das questões aplicadas durante e após 4 meses da aplicação do jogo mostraram que os alunos não só obtiveram mais conhecimento sobre o tema, como também houve aprendizagem significativa, ao reterem na memória as informações recebidas. Portanto, isso mostra que até mesmo um jogo considerado antigo, como a batalha naval, pode transformar a percepção dos alunos quando usado para auxiliar na aprendizagem.