A UTILIZAÇÃO DA BATALHA NAVAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107140 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 2311 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA BATALHA NAVAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Os jogos didáticos são uma ótima alternativa para auxiliar na fixação do conteúdo, tornando a aula mais prazerosa e satisfatória. Assim, a utilização da batalha naval em sala de aula, proporcionará uma experiência dinâmica e engajadora, ajudando com a validação dos jogos que contribuem com a memória a longo prazo. Sendo uma alternativa viável e interessante que deve ser inserida nas aulas de Ciências/Biologia para aprimorar as relações entre professor – aluno. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é relatar a experiência vivenciada durante a aplicação da atividade lúdica “batalha naval” sobre o conteúdo de ciências “puberdade”. Após a aula sobre o tema “puberdade”, foi realizada a aplicação do jogo que foi produzido com materiais de baixo custo como: cartolina, água, régua, lápis, cotonete, bicarbonato de sódio, açafrão e pincel. Inicialmente, a sala foi dividida em 5 grupos de 6 e 7 alunos, e explicadas as regras e instruções para os alunos. Os resultados das questões aplicadas durante e após 4 meses da aplicação do jogo mostraram que os alunos não só obtiveram mais conhecimento sobre o tema, como também houve aprendizagem significativa, ao reterem na memória as informações recebidas. Portanto, isso mostra que até mesmo um jogo considerado antigo, como a batalha naval, pode transformar a percepção dos alunos quando usado para auxiliar na aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2311_TB149_04032024202151.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VINICIUS DOMINGOS DOS REIS" "autor_nome_curto" => "JOÃO VINICIUS D" "autor_email" => "joao.reis.2022@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107140 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 2311 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA BATALHA NAVAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Os jogos didáticos são uma ótima alternativa para auxiliar na fixação do conteúdo, tornando a aula mais prazerosa e satisfatória. Assim, a utilização da batalha naval em sala de aula, proporcionará uma experiência dinâmica e engajadora, ajudando com a validação dos jogos que contribuem com a memória a longo prazo. Sendo uma alternativa viável e interessante que deve ser inserida nas aulas de Ciências/Biologia para aprimorar as relações entre professor – aluno. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é relatar a experiência vivenciada durante a aplicação da atividade lúdica “batalha naval” sobre o conteúdo de ciências “puberdade”. Após a aula sobre o tema “puberdade”, foi realizada a aplicação do jogo que foi produzido com materiais de baixo custo como: cartolina, água, régua, lápis, cotonete, bicarbonato de sódio, açafrão e pincel. Inicialmente, a sala foi dividida em 5 grupos de 6 e 7 alunos, e explicadas as regras e instruções para os alunos. Os resultados das questões aplicadas durante e após 4 meses da aplicação do jogo mostraram que os alunos não só obtiveram mais conhecimento sobre o tema, como também houve aprendizagem significativa, ao reterem na memória as informações recebidas. Portanto, isso mostra que até mesmo um jogo considerado antigo, como a batalha naval, pode transformar a percepção dos alunos quando usado para auxiliar na aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2311_TB149_04032024202151.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VINICIUS DOMINGOS DOS REIS" "autor_nome_curto" => "JOÃO VINICIUS D" "autor_email" => "joao.reis.2022@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }