PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS DO IFPA – CAMPUS ABAETETUBA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107990 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 225 "inscrito_id" => 3423 "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS DO IFPA – CAMPUS ABAETETUBA" "resumo" => "A formação do professor tem um papel essencial, não apenas para melhorar o rendimento escolar dos alunos, mas para ajudar a construir cidadãos mais críticos em uma sociedade que está passando por profundas transformações sociais e econômicas. Assim, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, permitindo ao licenciando realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica. Para isso, a metodologia de implementação do programa contou com o desenvolvimento de projetos em cada instituição de ensino superior parceira, o qual era composto por subprojetos correspondentes a cada área de atuação dos cursos de licenciatura envolvidos. Assim, foi desenvolvido o subprojeto do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA – Campus Abaetetuba que fez parte desde o início da primeira edição do PRP e que envolveu etapas como: a formação da equipe, a ambientação do residente na escola-campo, a regência de classe, o desenvolvimento de atividades pedagógicas, a avaliação e a socialização dos resultados em eventos. Entre os principais resultados obtidos pode-se citar que o PRP contribuiu com a prática docente dos licenciandos, ajudou a melhorar a qualidade da educação nas escolas parceiras, fortaleceu o curso de graduação, bem como aumentou o rendimento acadêmico dos alunos das escolas públicas. Assim, pode-se concluir que o PRP demonstra ser de suma importância para melhorar a formação docente do licenciando." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO LICENCIANDO, PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO, METODOLOGIAS INOVADORAS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "idioma" => "Portugues" "arquivo" => "6688274a8253a_05072024140306.pdf" "created_at" => "2024-07-05 14:03:06" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BENILSON SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "BENILSON RODRIGUES" "autor_email" => "benilson.rodrigues@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107990 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 225 "inscrito_id" => 3423 "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS DO IFPA – CAMPUS ABAETETUBA" "resumo" => "A formação do professor tem um papel essencial, não apenas para melhorar o rendimento escolar dos alunos, mas para ajudar a construir cidadãos mais críticos em uma sociedade que está passando por profundas transformações sociais e econômicas. Assim, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, permitindo ao licenciando realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica. Para isso, a metodologia de implementação do programa contou com o desenvolvimento de projetos em cada instituição de ensino superior parceira, o qual era composto por subprojetos correspondentes a cada área de atuação dos cursos de licenciatura envolvidos. Assim, foi desenvolvido o subprojeto do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA – Campus Abaetetuba que fez parte desde o início da primeira edição do PRP e que envolveu etapas como: a formação da equipe, a ambientação do residente na escola-campo, a regência de classe, o desenvolvimento de atividades pedagógicas, a avaliação e a socialização dos resultados em eventos. Entre os principais resultados obtidos pode-se citar que o PRP contribuiu com a prática docente dos licenciandos, ajudou a melhorar a qualidade da educação nas escolas parceiras, fortaleceu o curso de graduação, bem como aumentou o rendimento acadêmico dos alunos das escolas públicas. Assim, pode-se concluir que o PRP demonstra ser de suma importância para melhorar a formação docente do licenciando." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO LICENCIANDO, PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO, METODOLOGIAS INOVADORAS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "idioma" => "Portugues" "arquivo" => "6688274a8253a_05072024140306.pdf" "created_at" => "2024-07-05 14:03:06" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BENILSON SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "BENILSON RODRIGUES" "autor_email" => "benilson.rodrigues@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }