A formação do professor tem um papel essencial, não apenas para melhorar o rendimento escolar dos alunos, mas para ajudar a construir cidadãos mais críticos em uma sociedade que está passando por profundas transformações sociais e econômicas. Assim, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, permitindo ao licenciando realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica. Para isso, a metodologia de implementação do programa contou com o desenvolvimento de projetos em cada instituição de ensino superior parceira, o qual era composto por subprojetos correspondentes a cada área de atuação dos cursos de licenciatura envolvidos. Assim, foi desenvolvido o subprojeto do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA – Campus Abaetetuba que fez parte desde o início da primeira edição do PRP e que envolveu etapas como: a formação da equipe, a ambientação do residente na escola-campo, a regência de classe, o desenvolvimento de atividades pedagógicas, a avaliação e a socialização dos resultados em eventos. Entre os principais resultados obtidos pode-se citar que o PRP contribuiu com a prática docente dos licenciandos, ajudou a melhorar a qualidade da educação nas escolas parceiras, fortaleceu o curso de graduação, bem como aumentou o rendimento acadêmico dos alunos das escolas públicas. Assim, pode-se concluir que o PRP demonstra ser de suma importância para melhorar a formação docente do licenciando.