O presente estudo tem como objetivo descrever como a observação, por meio da análise crítica e diária do ambiente escolar, pode contribuir para o aprimoramento no desempenho pedagógico e formacional dos bolsistas do PIBID durante sua experiência de formação inicial. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desempenha um papel crucial nesse processo de formação inicial, proporcionando aos licenciados uma experiência mais profunda dentro do ambiente escolar, permitindo uma integração entre teoria e prática. Quatro etapas foram desenvolvidas para atender a esse objetivo, incluindo a análise crítica do contexto escolar, aliada ao estudo do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição, que contribuíram para uma compreensão mais ampla das práticas pedagógicas. Além disso, a interação com as turmas e o acompanhamento das aulas forneceram subsídios valiosos para a elaboração de Sequências Didáticas (SDs) alinhadas com as necessidades dos alunos. Essas etapas revelam a importância de compreender o contexto sociocultural dos estudantes para tornar o ensino mais significativo e relevante para eles. A colaboração entre professores experientes e estagiários da licenciatura também é destacada como uma oportunidade formativa essencial, proporcionando uma compreensão mais profunda da realidade da docência. Em suma, a imersão prática e contextualizada no ambiente escolar oferece aos futuros professores uma base sólida para desenvolver sua identidade docente e promover uma prática pedagógica crítica e reflexiva.