O presente projeto teve como objetivo a viabilidade de construção e implementação de uma estação de tratamento de água (ETA) com materiais alternativos, com enfoque no ensino de química. Notou-se que é comum que muitos dos alunos no ensino médio consideram os conteúdos trabalhados nessa disciplina complexo e de difícil compreensão, pois envolvem conceitos abstratos e linguagem especifica. Contudo, com uma abordagem didática adequada e exemplos práticos, é possível tornar o aprendizado mais acessível e interessante. Buscou-se também o objetivo de usar metodologias ativas voltadas ao ensino, trabalhando a interdisciplinaridade. No estudo aplicado, foram realizadas analises concretas com os parâmetros físico-químicos, utilizando o sulfato de alumínio como coagulante e empregando métodos de testes de turbidez, pH e cor. A funcionalidade da ETA alternativa assemelha-se á ETA convencional, comparando a eficiência dos processos de tratamentos de água. Procurou-se englobar vários conteúdos na disciplina citada, a fim de que os alunos visualizassem na prática conceitos abstratos em ação, proporcionando uma visão mais profunda dos princípios químicos. Além disso, os experimentos promoveram o pensamento critico, a resolução de problemas e a aplicação prática do que foi aprendido em sala de aula. Pode-se trabalhar um leque de objetos de conhecimento voltados á química, como: separação de mistura, forças intermoleculares, funções inorgânicas, reação de neutralização, hidrolise de sais e pH, entre outros, visando, á diminuição de impactos relacionados a falta de água, á sustentabilidade ambiental, ao consumo de recursos, á remoção de resíduos contaminantes, á durabilidade da estrutura e á aceitação social.