Este texto versa sobre considerações acerca da formação e atuação de bolsistas no âmbito do subprojeto “Práticas literárias para alunos surdos” vinculado ao PIBID. Para tanto, assume como objetivo principal refletir sobre os desafios da formação do licenciando pibidiano na atuação pedagógica com práticas literárias inclusivas do educando surdo em escola especializada. Como metodologia, foi conduzida uma análise textual e interpretativa dos registros em diário de campo produzidos pelos bolsistas ao longo do estágio. Os principais achados foram agregados em categorias temáticas que salientam as percepções dos bolsistas evidenciadas nos textos analisados, como os desafios da formação para a prática inclusiva, a acessibilidade linguística e as adequações pedagógicas. Com este trabalho, percebemos que a formação para a prática inclusiva de alunos com surdez se constitui um processo de aprendizagens e, também, de desafios a serem superados. Nesse sentido, a realização de subprojetos no programa PIBID ajuda a promover transformações formativas necessárias para a ressignificação de compreensões e ações no que diz respeito ao acolhimento das diversas atipicidades, a fim de garantir uma escola para todos.