Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA C.E. PAULO FREIRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 03: Políticas públicas e identidade docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107292
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 399
    "inscrito_id" => 3165
    "titulo" => "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA C.E. PAULO FREIRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar a importância da inclusão educacional e os desafios específicos enfrentados por alunos com deficiência no ensino médio, focalizando a realidade da escola pública C.E. Paulo Freire. Através do acompanhamento ao professor-supervisor de sociologia responsável na referida escola foi possível observar dificuldades enfrentadas além da estrutura física, a falta de recursos para acolher alunos com deficiência. No primeiro momento apresentou-se a Escola C.E. Paulo Freire a partir da experiência durante o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) realizado durante os meses de setembro a dezembro de 2023. Em seguida são discutidas estratégias pedagógicas e exemplos de boas práticas, além de ressaltar a relevância do apoio psicopedagógico e multidisciplinar com os alunos. Por fim, faz-se a avaliação do acompanhamento realizado na escola. A metodologia utilizada se deu através de revisão bibliográfica e abordagem qualitativa com a aplicação de questionário com os professores da escola e o acompanhamento etnográfico pela observação participante realizada nos períodos de aula e lazer dos estudantes. Este estudo apresenta uma experiência prática dos autores durante o PIBID, visando oferecer conhecimentos e ferramentas para reconhecer os movimentos e políticas públicas inclusivas no que tange os alunos com algum tipo de deficiência na escola Paulo Freire."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID3165_TB399_21032024163300.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA LIMA DO NORTE"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressa.norte@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107292
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 399
    "inscrito_id" => 3165
    "titulo" => "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA C.E. PAULO FREIRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar a importância da inclusão educacional e os desafios específicos enfrentados por alunos com deficiência no ensino médio, focalizando a realidade da escola pública C.E. Paulo Freire. Através do acompanhamento ao professor-supervisor de sociologia responsável na referida escola foi possível observar dificuldades enfrentadas além da estrutura física, a falta de recursos para acolher alunos com deficiência. No primeiro momento apresentou-se a Escola C.E. Paulo Freire a partir da experiência durante o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) realizado durante os meses de setembro a dezembro de 2023. Em seguida são discutidas estratégias pedagógicas e exemplos de boas práticas, além de ressaltar a relevância do apoio psicopedagógico e multidisciplinar com os alunos. Por fim, faz-se a avaliação do acompanhamento realizado na escola. A metodologia utilizada se deu através de revisão bibliográfica e abordagem qualitativa com a aplicação de questionário com os professores da escola e o acompanhamento etnográfico pela observação participante realizada nos períodos de aula e lazer dos estudantes. Este estudo apresenta uma experiência prática dos autores durante o PIBID, visando oferecer conhecimentos e ferramentas para reconhecer os movimentos e políticas públicas inclusivas no que tange os alunos com algum tipo de deficiência na escola Paulo Freire."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID3165_TB399_21032024163300.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA LIMA DO NORTE"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressa.norte@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a importância da inclusão educacional e os desafios específicos enfrentados por alunos com deficiência no ensino médio, focalizando a realidade da escola pública C.E. Paulo Freire. Através do acompanhamento ao professor-supervisor de sociologia responsável na referida escola foi possível observar dificuldades enfrentadas além da estrutura física, a falta de recursos para acolher alunos com deficiência. No primeiro momento apresentou-se a Escola C.E. Paulo Freire a partir da experiência durante o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) realizado durante os meses de setembro a dezembro de 2023. Em seguida são discutidas estratégias pedagógicas e exemplos de boas práticas, além de ressaltar a relevância do apoio psicopedagógico e multidisciplinar com os alunos. Por fim, faz-se a avaliação do acompanhamento realizado na escola. A metodologia utilizada se deu através de revisão bibliográfica e abordagem qualitativa com a aplicação de questionário com os professores da escola e o acompanhamento etnográfico pela observação participante realizada nos períodos de aula e lazer dos estudantes. Este estudo apresenta uma experiência prática dos autores durante o PIBID, visando oferecer conhecimentos e ferramentas para reconhecer os movimentos e políticas públicas inclusivas no que tange os alunos com algum tipo de deficiência na escola Paulo Freire.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.