O presente trabalho tem como objetivo relatar a importância da inclusão educacional e os desafios específicos enfrentados por alunos com deficiência no ensino médio, focalizando a realidade da escola pública C.E. Paulo Freire. Através do acompanhamento ao professor-supervisor de sociologia responsável na referida escola foi possível observar dificuldades enfrentadas além da estrutura física, a falta de recursos para acolher alunos com deficiência. No primeiro momento apresentou-se a Escola C.E. Paulo Freire a partir da experiência durante o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) realizado durante os meses de setembro a dezembro de 2023. Em seguida são discutidas estratégias pedagógicas e exemplos de boas práticas, além de ressaltar a relevância do apoio psicopedagógico e multidisciplinar com os alunos. Por fim, faz-se a avaliação do acompanhamento realizado na escola. A metodologia utilizada se deu através de revisão bibliográfica e abordagem qualitativa com a aplicação de questionário com os professores da escola e o acompanhamento etnográfico pela observação participante realizada nos períodos de aula e lazer dos estudantes. Este estudo apresenta uma experiência prática dos autores durante o PIBID, visando oferecer conhecimentos e ferramentas para reconhecer os movimentos e políticas públicas inclusivas no que tange os alunos com algum tipo de deficiência na escola Paulo Freire.