Durante os dois meses de observação, realizamos um estudo qualitativo descritivo utilizando o método de pesquisa-ação em quatro aulas ministradas em três turmas do 1º ano do ensino médio. A análise de redações de alunos sobre "Por que não gosto de matemática?" revelou uma falta de compreensão das origens e aplicações dos conceitos matemáticos na vida cotidiana. Implementamos uma abordagem que aposta na pesquisa matemática e na contextualização dos conteúdos, seguindo a personalização do ensino e da aprendizagem. Na primeira aula, utilizamos recursos como pincel, quadro branco e datashow para introduzir e explorar o teorema de Pitágoras, o conceito de triângulo retângulo e suas aplicações através de exercícios contextualizados. Na segunda aula, os alunos trabalharam em grupos com um quebra-cabeça e um questionário, enquanto outros grupos trabalharam com um passo a passo para desenvolver a fórmula do teorema de Pitágoras. Na terceira aula, os grupos combinaram suas soluções. Na quarta aula, exploramos os conceitos de sólidos geométricos usando materiais do dia a dia, como latas e rolos de papel higiênico, e realizamos atividades em grupo para calcular o volume de cilindros. Os resultados indicam uma melhoria na compreensão dos alunos sobre os conceitos matemáticos, demonstrando a eficácia da abordagem personalizada e contextualizada no ensino da matemática.