Os desafios na aprendizagem de Biologia, como a linguagem técnica complexa e o desinteresse pelo conteúdo, podem desmotivar os alunos, destacando a importância de os educadores adaptarem suas abordagens e criarem estratégias eficazes. Este estudo, realizado no contexto do Programa de Residência Pedagógica (PRP), buscou identificar as dificuldades dos alunos do 2º ano do ensino médio em Biologia e propor uma metodologia eficaz para superá-las. A análise dos dados do questionário inicial revelou que a Zoologia era a área mais desafiadora para os alunos, com 56,3% deles indicando dificuldades. Em resposta, planejou-se uma aula com gamificação para estimular o aprendizado. Durante a dinâmica de perguntas e respostas, os estudantes demonstraram entusiasmo e compreensão do conteúdo, evidenciando a eficácia das estratégias de ensino interativo. A satisfação dos alunos após a aula foi alta, com 80% classificando-a como "ótima", destacando a eficácia da gamificação no processo educacional e sua aceitação positiva pelos alunos. O diagnóstico revelou-se eficaz ao orientar os professores na escolha de estratégias de ensino personalizadas, visando superar obstáculos e criar um ambiente de aprendizagem inclusivo. A análise dos proventos ressalta a importância de abordagens dinâmicas e interativas, com prontidão para adaptar as metodologias conforme necessário.