O texto literário tem potencial de contribuir no trabalho do professor de línguas, servindo como elemento importante para o estímulo da leitura e criticidade do aluno, além de indispensável manifestação cultural. Através do trabalho em sala de aula de uma diversidade de gêneros textuais é que o estudante pode explorar diferentes perspectivas e expandir seu repertório linguístico e cultural. Defendemos que o trabalho com os gêneros textuais deve ir além dos gêneros cotidianos, abrangendo também textos literários, acadêmicos, jornalísticos e outros tipos de escrita que ofereçam aos alunos uma ampla variedade de experiências de leitura e interpretação como o gênero teatro. Dessa forma, este artigo tem como objetivo trazer um relato de experiência sobre um projeto desenvolvido em uma escola Estadual no município de União dos Palmares- AL sob o olhar de um residente participante do Programa Residência Pedagógica (PRP) edital 2022. O projeto a ser relatado é conhecido na escola e comunidade como “Teatro à Boca da Noite” e acontece anualmente nas turmas do 2º e 3º anos do ensino médio sob a supervisão do professor de língua portuguesa da escola. Neste trabalho, descreveremos o desenvolvimento do projeto supracitado e, quem sabe, inspirar outros professores a criar iniciativas semelhantes.