As emoções desempenham um papel essencial na aprendizagem, influenciando a atenção, a memória e as funções cognitivas. Nesse contexto, a promoção da educação emocional no ambiente escolar busca desenvolver habilidades de reconhecimento, compreensão e regulação das emoções, o que contribui para a criação de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. Diante disso, este estudo descreve uma experiência realizada com alunos do 6º ano da Escola Municipal Francisca Moura, em João Pessoa, que envolveu uma dinâmica denominada "Dinâmica das Emoções", parte de um dos projetos individuais do programa PIBID na escola. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na vivência dessa dinâmica. Para embasar teoricamente o estudo, foram realizadas buscas de trabalhos científicos nas plataformas "Scielo", "Portal de Periódicos Capes", "Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos" e no "Google Acadêmico", com filtros de palavras-chave e de tempo. Os estudantes se mostraram empolgados e participaram ativamente da dinâmica, compartilharam reflexões sobre suas experiências pessoais com o medo, a raiva, a inveja, a alegria entre outras, destacando a importância de trabalhar temáticas que envolvem a saúde psicológica e mental na escola. Essa experiência reforça a necessidade de integrar a educação emocional no ambiente escolar para promover, não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o bem-estar emocional e social dos estudantes.