Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e os impactos gerados na formação dos discentes do Núcleo de pedagogia-Campus I/Arapiraca. Dessa maneira, faz-se necessário uma reflexão sobre o programa a partir de algumas abordagens sobre o contexto histórico, comparando com as metas propostas no contexto atual. A metodologia utilizada na escrita deste texto refere-se a uma pesquisa do tipo qualitativa, utilizando-se de revisão da literatura e um breve levantamento com as próprias bolsistas do Núcleo de Pedagogia, aqui categorizadas como sujeitos da investigação, cuja ferramenta utilizada foi o Google forms e o instrumento utilizado um roteiro de questionário. Assim sendo, percebe-se que o programa dá uma visão ampla da docência, considerando os momentos de vivências e experiências na sala de aula. Aprende-se o que significa ser professor com suas atribuições, dilemas e o enfrentamento de desafios, bem como, as alternativas para superação desses desafios. Vale salientar que a sociedade carece de indivíduos que pense de forma crítica e reflexiva, seja um pesquisador (a), professor ou outro profissional. Sabe-se que o discente de licenciatura tem a escola como seu laboratório, lugar de aprender a aprender