Esse trabalho tem a finalidade de relatar a experiência da semirregência das alunas integrantes do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, relativo ao curso de Licenciatura de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação da Paraíba, Campus Sousa/PB, sobre a metodologia ativa aplicada, designada Quizizz. O relato é configurado em uma pesquisa que se enquadra em um viés qualitativo do tipo descritivo referente a apropriação da ferramenta educativa em aulas de português do ensino médio, especificamente, na 1ª série A - comércio da ECIT Chiquinho Cartaxo, situada na cidade de Sousa-PB. Diante disso, através de uma pesquisa com a turma, analisamos fatores motivacionais percebidos pelos discentes da escola ao usar o Quizizz na revisão de conteúdo durante as aulas de português, que foi o seu envolvimento, melhoramento no raciocínio lógico e conhecimento. Ao finalizar o trabalho, nota-se a contribuição efetiva desse recurso educacional na sala de aula.