Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A LEITURA DRAMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO VIVENCIADO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 08: Alfabetização e letramento
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107719
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1158
    "inscrito_id" => 3496
    "titulo" => "A LEITURA DRAMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO VIVENCIADO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O projeto do 1º módulo do programa Residência Pedagógica/CAPES foi realizado em uma escola do município de Ananindeua, em uma turma de 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. De forma remota, foi utilizada a leitura dramática, contudo, adequada ao contexto vivenciado durante o período, pois a escola estava em processo de reforma do seu espaço físico. Para realizar as leituras dos livros para os alunos foi utilizado um aplicativo chamado de XRecorder que grava a tela e o áudio do celular. Dessa forma, foi possível gravar a leitura dos textos em PDF dar diferentes entonações no momento da contação de histórias. Os vídeos com o áudio e as imagens da tela eram postados no grupo da turma. Além disso, eram aplicadas atividades de acordo com os livros lidos, alguns nacionais da literatura infanto-juvenil como: O Menino Maluquinho de Ziraldo, Bia, a menina perguntadeira de Bianca Maria Moura, Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque de Holanda. E internacionais como: O Pequeno Príncipe e a Rosa de Antoine de Saint-Exupéry e o conto Asiático adaptado O Pirilampo Que Não Queria Voar de Sílvia Moral. Assim, foi possível perceber as interações das crianças nos momentos das aulas, mesmo no contexto vivenciado de forma remota, foi possível ter devolutivas das atividades aplicadas e a formação do leitor literário foi realizada conforme a Base Nacional Comum Curricular (2018) mesmo as aulas não sendo presenciais foi possível ter resultados positivos a partir da prática educativa efetuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3496_TB1158_18042024233119.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELI ALVES MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "MANUELI"
    "autor_email" => "manuelly.macedo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107719
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1158
    "inscrito_id" => 3496
    "titulo" => "A LEITURA DRAMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO VIVENCIADO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O projeto do 1º módulo do programa Residência Pedagógica/CAPES foi realizado em uma escola do município de Ananindeua, em uma turma de 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. De forma remota, foi utilizada a leitura dramática, contudo, adequada ao contexto vivenciado durante o período, pois a escola estava em processo de reforma do seu espaço físico. Para realizar as leituras dos livros para os alunos foi utilizado um aplicativo chamado de XRecorder que grava a tela e o áudio do celular. Dessa forma, foi possível gravar a leitura dos textos em PDF dar diferentes entonações no momento da contação de histórias. Os vídeos com o áudio e as imagens da tela eram postados no grupo da turma. Além disso, eram aplicadas atividades de acordo com os livros lidos, alguns nacionais da literatura infanto-juvenil como: O Menino Maluquinho de Ziraldo, Bia, a menina perguntadeira de Bianca Maria Moura, Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque de Holanda. E internacionais como: O Pequeno Príncipe e a Rosa de Antoine de Saint-Exupéry e o conto Asiático adaptado O Pirilampo Que Não Queria Voar de Sílvia Moral. Assim, foi possível perceber as interações das crianças nos momentos das aulas, mesmo no contexto vivenciado de forma remota, foi possível ter devolutivas das atividades aplicadas e a formação do leitor literário foi realizada conforme a Base Nacional Comum Curricular (2018) mesmo as aulas não sendo presenciais foi possível ter resultados positivos a partir da prática educativa efetuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3496_TB1158_18042024233119.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELI ALVES MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "MANUELI"
    "autor_email" => "manuelly.macedo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O projeto do 1º módulo do programa Residência Pedagógica/CAPES foi realizado em uma escola do município de Ananindeua, em uma turma de 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. De forma remota, foi utilizada a leitura dramática, contudo, adequada ao contexto vivenciado durante o período, pois a escola estava em processo de reforma do seu espaço físico. Para realizar as leituras dos livros para os alunos foi utilizado um aplicativo chamado de XRecorder que grava a tela e o áudio do celular. Dessa forma, foi possível gravar a leitura dos textos em PDF dar diferentes entonações no momento da contação de histórias. Os vídeos com o áudio e as imagens da tela eram postados no grupo da turma. Além disso, eram aplicadas atividades de acordo com os livros lidos, alguns nacionais da literatura infanto-juvenil como: O Menino Maluquinho de Ziraldo, Bia, a menina perguntadeira de Bianca Maria Moura, Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque de Holanda. E internacionais como: O Pequeno Príncipe e a Rosa de Antoine de Saint-Exupéry e o conto Asiático adaptado O Pirilampo Que Não Queria Voar de Sílvia Moral. Assim, foi possível perceber as interações das crianças nos momentos das aulas, mesmo no contexto vivenciado de forma remota, foi possível ter devolutivas das atividades aplicadas e a formação do leitor literário foi realizada conforme a Base Nacional Comum Curricular (2018) mesmo as aulas não sendo presenciais foi possível ter resultados positivos a partir da prática educativa efetuada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.