A escola contemporânea desempenha um papel de extrema relevância no desenvolvimento/direcionamento de competências que envolvem a Multimodalidade, Letramentos e a Cultura digital. Diante disso, a presente pesquisa busca ratificar a importância do ato de contar e recontar histórias como práticas para a efetivação dos letramentos na educação básica. Esta pesquisa foi resultado de uma revisão bibliográfica, aliada a uma pesquisa qualitativa-exploratória e tendo como instrumento de coleta de dados a observação participante em duas instituições-campo, atendidas pelo PIBID, turmas da Educação infantil (Conto) e um terceiro do Ensino Fundamental I (Reconto), ancorando-se na Pedagogia de projeto. Assim, concluiu-se que, ao ampliarmos as noções de leitura e produção é necessário também ressignificar a forma com que lidamos com elas, isto é, nossas práticas pedagógicas, desde seus níveis mais iniciais. A execução dos projetos mostrou que necessitamos discutir e elaborar práticas que, cada vez mais, permitam que os estudantes, de fato, indaguem as narrativas fantásticas.