O presente trabalho tem como objetivo fazer um relato sobre a atividade desenvolvida através das experiências adquiridas durante a construção de uma horta escolar, em uma escola do campo, trazendo ênfase a importância dessa experiência enquanto um processo formativo para uma educadora do campo em formação. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a memória. Os referenciais teoricos utilizados são autores e documentos normativos que discutem a temática como: Avesani (2011); Czarnieski e Dalarosa (2016); Sant'anna e Marques; CAPES (2023). A atividade foi desenvolvida na Casa Familiar Rural e Escola E.M.E.I.F Otoniel Tavares de Souza, que está situado no Rama Pau da Isca Zona Rural do município de Abaetetuba/PA. Levando em conta que a formação envolve a teoria e prática foi desenvolvida a construção do projeto da horta, que é objeto desta reflexão, ocorreu em quatro etapas: Apresentação do projeto aos estudantes; Oficina da construção dos vasos para ser utilizado na horta; Aplicação do questionário a comunidade escolar, e no quarto finalizou-se com a construção dos canteiros e a plantação das hortaliças. A partir da construção e implementação do projeto ocorreram inúmeros aprendizados formativos, assim os resultados destacamos que a partir da construção e implementação do projeto ocorreram inúmeros aprendizados formativos que refletem sobre a necessidade de formar educadores do campo, para atuar no campo, pois verifica-se que este espaço é um laboratório vivo e que necessita de um olhar atendo por parte do educador.