UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA: EXPERIENCIAÇÕES NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108739 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1044 "inscrito_id" => 3150 "titulo" => "UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA: EXPERIENCIAÇÕES NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "resumo" => "Este estudo objetiva analisar as contribuições pedagógicas de diferentes abordagens metodológicas utilizadas em uma Sequência Didática (SD) para o ensino de citologia. Os procedimentos metodológicos são do campo da pesquisa qualitativa, tendo um caráter descritivo sobre o planejamento e utilização da sequência didática para o ensino de citologia. Os momentos pedagógicos foram desenvolvidos em 4 aulas de 90 minutos cada, e foram utilizadas metodologias de ensino como: aula expositiva dialogada, experimentação e jogos didáticos. Os resultados mostraram que por meio das atividades experimentais, os alunos puderam compreender de forma prática os processos celulares, enquanto os jogos didáticos proporcionaram uma abordagem lúdica para a aplicação de conceitos teóricos. A integração dessas abordagens resultou em uma aprendizagem mais dinâmica e envolvente, que estimulou a curiosidade dos alunos e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Dessa forma, é importante adaptar essas metodologias ao contexto educacional específico, considerando as características dos alunos e a infraestrutura disponível. E foi evidente o potencial das metodologias ativas no ensino de biologia celular e destaca a necessidade de uma abordagem flexível e adaptável para atender às necessidades individuais dos alunos e promover uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, BIOLOGIA CELULAR, APRENDIZAGEM DINÂMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "66acd5ca5fc3e_02082024094914.pdf" "created_at" => "2024-08-02 09:49:14" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA THAIS CHUCRE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "luanachucre35@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108739 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1044 "inscrito_id" => 3150 "titulo" => "UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA: EXPERIENCIAÇÕES NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "resumo" => "Este estudo objetiva analisar as contribuições pedagógicas de diferentes abordagens metodológicas utilizadas em uma Sequência Didática (SD) para o ensino de citologia. Os procedimentos metodológicos são do campo da pesquisa qualitativa, tendo um caráter descritivo sobre o planejamento e utilização da sequência didática para o ensino de citologia. Os momentos pedagógicos foram desenvolvidos em 4 aulas de 90 minutos cada, e foram utilizadas metodologias de ensino como: aula expositiva dialogada, experimentação e jogos didáticos. Os resultados mostraram que por meio das atividades experimentais, os alunos puderam compreender de forma prática os processos celulares, enquanto os jogos didáticos proporcionaram uma abordagem lúdica para a aplicação de conceitos teóricos. A integração dessas abordagens resultou em uma aprendizagem mais dinâmica e envolvente, que estimulou a curiosidade dos alunos e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Dessa forma, é importante adaptar essas metodologias ao contexto educacional específico, considerando as características dos alunos e a infraestrutura disponível. E foi evidente o potencial das metodologias ativas no ensino de biologia celular e destaca a necessidade de uma abordagem flexível e adaptável para atender às necessidades individuais dos alunos e promover uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, BIOLOGIA CELULAR, APRENDIZAGEM DINÂMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "66acd5ca5fc3e_02082024094914.pdf" "created_at" => "2024-08-02 09:49:14" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA THAIS CHUCRE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "luanachucre35@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }