Este estudo objetiva analisar as contribuições pedagógicas de diferentes abordagens metodológicas utilizadas em uma Sequência Didática (SD) para o ensino de citologia. Os procedimentos metodológicos são do campo da pesquisa qualitativa, tendo um caráter descritivo sobre o planejamento e utilização da sequência didática para o ensino de citologia. Os momentos pedagógicos foram desenvolvidos em 4 aulas de 90 minutos cada, e foram utilizadas metodologias de ensino como: aula expositiva dialogada, experimentação e jogos didáticos. Os resultados mostraram que por meio das atividades experimentais, os alunos puderam compreender de forma prática os processos celulares, enquanto os jogos didáticos proporcionaram uma abordagem lúdica para a aplicação de conceitos teóricos. A integração dessas abordagens resultou em uma aprendizagem mais dinâmica e envolvente, que estimulou a curiosidade dos alunos e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Dessa forma, é importante adaptar essas metodologias ao contexto educacional específico, considerando as características dos alunos e a infraestrutura disponível. E foi evidente o potencial das metodologias ativas no ensino de biologia celular e destaca a necessidade de uma abordagem flexível e adaptável para atender às necessidades individuais dos alunos e promover uma aprendizagem significativa.