O Programa Residência Pedagógica - PRP, tem como objetivo contribuir para a formação dos licenciandos, promovendo a imersão nas escolas de educação básica e fortalecendo a relação entre formação inicial e continuada dos futuros docentes. Nesse sentido, este trabalho tem como propósito problematizar as evasões no curso de espanhol básico no Instituto Federal da Bahia - IFBA - campus de Feira de Santana, ofertado entre os meses de maio e dezembro de 2023. Do ponto de vista metodológico, nossas discussões se inserem no tipo relato de experiência, que busca descrever e interpretar a intervenção (Mussi; Flores; Almeida, 2001). Embora tenhamos iniciado o curso com vários alunos interessados na aprendizagem de espanhol, notou-se, ao longo das aulas, uma redução significativa no quantitativo dos alunos matriculados. As demandas da instituição e a necessidade de trabalhar surgiram como principais justificativas para a desistência, revelando um cenário preocupante para a qualidade da formação do estudante. A experiência revela que há interesse pela aprendizagem do espanhol, mas fatores externos à escola afetam o contato do estudante com a língua espanhola, impactando sua trajetória linguística.