A literatura periférica configura-se como uma ascendente vertente literária no cenário atual por retratar com fidelidade a língua e suas facetas sociais. Partindo dessa premissa, o presente trabalho utiliza o conto Sextou de Geovani Martins a fim de elaborar uma análise social e sociolinguística deste tipo de literatura para estudantes do ensino médio. Destacam-se, com essa produção, dois pontos importantes para o ambiente escolar: a importância sociocultural do texto periférico para compreender a cultura e o modo de falar do outro, e, a relevância do trabalho pedagógico desenvolvido nesse espaço, suas percepções e enfrentamento aos preconceitos ao receber pessoas de diversos lugares em um único espaço, o ambiente escolar educacional. Para tanto, busca-se aporte teórico em autores como Arroyo (2014), Banho (2012 e 2014), Candau (2010), Freire (1970), Santos, Junqueira & Silva (2016), Oliveira (2010), que colaboram grandemente com a discussão proposta nessa escrita. Pontua-se, portanto, que este exercício de leitura serve também para evidenciar que as barreiras que podem distanciar os alunos devem ser meramente espaciais e nunca discriminatórias e preconceituosas. Como resultados, espera-se contribuir para a ruptura dos preconceitos direcionados às comunidades periféricas por aquelas não periféricas, além de proporcionar maior compreensão ao modo de comunicação do indivíduo periférico, estabelecendo assim harmonia e um ensino acolhedor e humanizado no ambiente escolar.