Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A EXPERIÊNCIA DO PIBID COMO PROMOÇÃO DE UMA ANÁLISE MICROSSOCIAL DAS DINÂMICAS DE FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107562
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 882
    "inscrito_id" => 2148
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO PIBID COMO PROMOÇÃO DE UMA ANÁLISE MICROSSOCIAL DAS DINÂMICAS DE FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo examinar as dinâmicas de construção das categorias de “sucesso” e “fracasso” escolar por meio das reflexões e experiências desenvolvidas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal Monsenhor José Soares, localizada em Arapiraca, Alagoas, entre agosto de 2022 e setembro de 2023. Tomou-se como referencial teórico a obra "Sucesso e Fracasso Escolar nos Meios Populares: as razões do improvável", de Bernard Lahire, que demonstra como diferentes perfis de estruturas familiares afetam – criando ou estímulos ou empecilhos – nas trajetórias educacionais dos estudantes. Este estudo destaca a necessidade de compreender como as inter-relações entre família, amigos e professores impactam de forma individualizada no desempenho escolar. Através da coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com os alunos, nossa pesquisa buscou identificar as diferentes variáveis que afetam, individualizando, as trajetórias e desempenhos educacionais. Concluiu-se que a análise microssocial, proposta por Lahire, é um caminho que permite uma compreensão mais profunda das causas subjacentes às dificuldades ou facilidades educacionais facilitando uma intervenção mais precisa e, portanto, mais eficiente da coordenação pedagógica e equipe docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2148_TB882_30032024100226.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CAROLINE LUCIO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariacaroline.santos.2021@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107562
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 882
    "inscrito_id" => 2148
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO PIBID COMO PROMOÇÃO DE UMA ANÁLISE MICROSSOCIAL DAS DINÂMICAS DE FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo examinar as dinâmicas de construção das categorias de “sucesso” e “fracasso” escolar por meio das reflexões e experiências desenvolvidas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal Monsenhor José Soares, localizada em Arapiraca, Alagoas, entre agosto de 2022 e setembro de 2023. Tomou-se como referencial teórico a obra "Sucesso e Fracasso Escolar nos Meios Populares: as razões do improvável", de Bernard Lahire, que demonstra como diferentes perfis de estruturas familiares afetam – criando ou estímulos ou empecilhos – nas trajetórias educacionais dos estudantes. Este estudo destaca a necessidade de compreender como as inter-relações entre família, amigos e professores impactam de forma individualizada no desempenho escolar. Através da coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com os alunos, nossa pesquisa buscou identificar as diferentes variáveis que afetam, individualizando, as trajetórias e desempenhos educacionais. Concluiu-se que a análise microssocial, proposta por Lahire, é um caminho que permite uma compreensão mais profunda das causas subjacentes às dificuldades ou facilidades educacionais facilitando uma intervenção mais precisa e, portanto, mais eficiente da coordenação pedagógica e equipe docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2148_TB882_30032024100226.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CAROLINE LUCIO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariacaroline.santos.2021@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar as dinâmicas de construção das categorias de “sucesso” e “fracasso” escolar por meio das reflexões e experiências desenvolvidas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal Monsenhor José Soares, localizada em Arapiraca, Alagoas, entre agosto de 2022 e setembro de 2023. Tomou-se como referencial teórico a obra "Sucesso e Fracasso Escolar nos Meios Populares: as razões do improvável", de Bernard Lahire, que demonstra como diferentes perfis de estruturas familiares afetam – criando ou estímulos ou empecilhos – nas trajetórias educacionais dos estudantes. Este estudo destaca a necessidade de compreender como as inter-relações entre família, amigos e professores impactam de forma individualizada no desempenho escolar. Através da coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com os alunos, nossa pesquisa buscou identificar as diferentes variáveis que afetam, individualizando, as trajetórias e desempenhos educacionais. Concluiu-se que a análise microssocial, proposta por Lahire, é um caminho que permite uma compreensão mais profunda das causas subjacentes às dificuldades ou facilidades educacionais facilitando uma intervenção mais precisa e, portanto, mais eficiente da coordenação pedagógica e equipe docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.