Este artigo tem como objetivo examinar as dinâmicas de construção das categorias de “sucesso” e “fracasso” escolar por meio das reflexões e experiências desenvolvidas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal Monsenhor José Soares, localizada em Arapiraca, Alagoas, entre agosto de 2022 e setembro de 2023. Tomou-se como referencial teórico a obra "Sucesso e Fracasso Escolar nos Meios Populares: as razões do improvável", de Bernard Lahire, que demonstra como diferentes perfis de estruturas familiares afetam – criando ou estímulos ou empecilhos – nas trajetórias educacionais dos estudantes. Este estudo destaca a necessidade de compreender como as inter-relações entre família, amigos e professores impactam de forma individualizada no desempenho escolar. Através da coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com os alunos, nossa pesquisa buscou identificar as diferentes variáveis que afetam, individualizando, as trajetórias e desempenhos educacionais. Concluiu-se que a análise microssocial, proposta por Lahire, é um caminho que permite uma compreensão mais profunda das causas subjacentes às dificuldades ou facilidades educacionais facilitando uma intervenção mais precisa e, portanto, mais eficiente da coordenação pedagógica e equipe docente.