Este estudo intenta construir aproximações acerca da violência e da criminalidade junto as famílias e os modos que afetam o crescimento e o desempenho das crianças durante o processo de ensino-aprendizagem, nos anos iniciais do ensino fundamental. Trabalhamos junto as experiências de crianças vitimadas em suas famílias, pelo crime e por diferentes formas de violência. Em nossa abordagem, fizemos uso da pesquisa-ação que combina pesquisa e ação prática. Os resultados mostram que há uma correlação significativa entre a exposição à criminalidade em casa e o (in) sucesso escolar das crianças. Os relatos das crianças mostram como a criminalidade familiar é prevalente e afeta profundamente suas vidas. As consequências práticas e políticas dessas descobertas são discutidas, enfatizando a importância de medidas específicas para ajudar crianças que vivem em ambientes familiares afetados pela criminalidade. Este estudo nos ajuda a melhorar nossa compreensão dos problemas que as crianças enfrentam nessas circunstâncias e enfatiza a importância de esforços contínuos para criar ambientes familiares seguros para o crescimento infantil.