RESUMO: Esta pesquisa versa sobre uma experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica-PRP, que está sendo desenvolvido entre a Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL e 03 (três) escolas no município de Arapiraca no Estado de Alagoas. Vem objetivando apresentar a forma que o PRP é desenvolvido durante sua existência, tanto na universidade quanto nas escolas, fomentando as atividades colocadas no subprojeto como contribuição para a formação docente. Além disso, o programa acontece a partir do final do ano 2022 e segue até abril de 2024. A pesquisa mais acentuada foi um estudo de caso, amparada em estudos de cunho bibliográfico qualitativo, caminhou usando a técnica de observação e teve como instrumento um roteiro para anotações dos fatos observados, bem como, leituras e fichamentos de livros e documentos para a fundamentação teórica. Observamos que até o momento o PRP contribuiu com a formação dos residentes através dos desafios e aprendizagens relevantes para os futuros professores. O PRP vem qualificar preceptores, residentes e o docente orientador em suas experiências na UNEAL e nas escolas campo da vivência, originando mudanças na formação de cada participante.