O projeto de ensino “Residência Pedagógica & Alfabetização Científica: ensinagem de Ciências no contexto da aprendizagem significativa”, propôs a realização de ações pedagógicas com o objetivo de promover a aprendizagem de forma criativa e significativa, insubstituíveis para os processos educativos que viabilizem a alfabetização científica. As ações didático-pedagógicas realizadas pretenderam transformar a forma como o conteúdo de Ciências são trabalhados em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, com um total de 99 alunos envolvidos. Enquanto bolsistas-residente, foi possível verificar a importância do PRP/CAPES/UNEB, enquanto Projeto de Ensino, que tem como meta oportunizar o aperfeiçoamento da formação pedagógica de futuros professores(as) de Ciências e Biologia. Para tanto, foram planejadas e desenvolvidas aulas sobre conteúdo de Ciências (Ciclo da água, Solo, Estrutura da Terra, Ecossistema, Solo e os Impactos ambientais etc.), com a produção de cartazes e maquetes, elaborados em grupo, pelos estudantes envolvidos, de modo que pudessem explicar, comparar e argumentar sobre os conteúdos estudados em sala de aula; foram elaborados jogos didáticos: um Quiz analógico sobre a importância da água e o outro, digital, sobre Atmosfera.; maquetes sobre a estrutura interna da Terra e Sistema Solar; modelagem sobre a estrutura da célula; e oficina para a confecção de brinquedos com resíduos recicláveis, de modo a envolver os estudantes na produção de tecnologias educacionais, que favorecem o processo de ensino-aprendizagem; por fim, houve a realização do projeto de extensão “Laboratório na escola”, no qual os estudantes puderam entrar em contato, pela primeira vez, com um microscópio. Durante o ano letivo, houve contribuições significativas na aprendizagem dos Bolsistas-RP em sua dimensão pedagógica e científica, desde o planejamento e realização das aulas, além de desafios a serem ultrapassados, em razão de infraestruturas físicas deficitárias (salas pequenas e pouco arejadas etc.), e a ausência de biblioteca e laboratório de Ciências, essenciais para a efetivação de projetos de ensino para a efetivação da alfabetização científica na escola.