AÇÕES QUE TRANSFORMAM A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA HIGINO GOMES DE SÁ
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107351 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 1329 "titulo" => "AÇÕES QUE TRANSFORMAM A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA HIGINO GOMES DE SÁ" "resumo" => "O projeto de ensino “Residência Pedagógica & Alfabetização Científica: ensinagem de Ciências no contexto da aprendizagem significativa”, propôs a realização de ações pedagógicas com o objetivo de promover a aprendizagem de forma criativa e significativa, insubstituíveis para os processos educativos que viabilizem a alfabetização científica. As ações didático-pedagógicas realizadas pretenderam transformar a forma como o conteúdo de Ciências são trabalhados em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, com um total de 99 alunos envolvidos. Enquanto bolsistas-residente, foi possível verificar a importância do PRP/CAPES/UNEB, enquanto Projeto de Ensino, que tem como meta oportunizar o aperfeiçoamento da formação pedagógica de futuros professores(as) de Ciências e Biologia. Para tanto, foram planejadas e desenvolvidas aulas sobre conteúdo de Ciências (Ciclo da água, Solo, Estrutura da Terra, Ecossistema, Solo e os Impactos ambientais etc.), com a produção de cartazes e maquetes, elaborados em grupo, pelos estudantes envolvidos, de modo que pudessem explicar, comparar e argumentar sobre os conteúdos estudados em sala de aula; foram elaborados jogos didáticos: um Quiz analógico sobre a importância da água e o outro, digital, sobre Atmosfera.; maquetes sobre a estrutura interna da Terra e Sistema Solar; modelagem sobre a estrutura da célula; e oficina para a confecção de brinquedos com resíduos recicláveis, de modo a envolver os estudantes na produção de tecnologias educacionais, que favorecem o processo de ensino-aprendizagem; por fim, houve a realização do projeto de extensão “Laboratório na escola”, no qual os estudantes puderam entrar em contato, pela primeira vez, com um microscópio. Durante o ano letivo, houve contribuições significativas na aprendizagem dos Bolsistas-RP em sua dimensão pedagógica e científica, desde o planejamento e realização das aulas, além de desafios a serem ultrapassados, em razão de infraestruturas físicas deficitárias (salas pequenas e pouco arejadas etc.), e a ausência de biblioteca e laboratório de Ciências, essenciais para a efetivação de projetos de ensino para a efetivação da alfabetização científica na escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID1329_TB513_25042024202120.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA GOMES DE SA" "autor_nome_curto" => "BRUNA GOMES DE" "autor_email" => "bg993895@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107351 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 1329 "titulo" => "AÇÕES QUE TRANSFORMAM A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA HIGINO GOMES DE SÁ" "resumo" => "O projeto de ensino “Residência Pedagógica & Alfabetização Científica: ensinagem de Ciências no contexto da aprendizagem significativa”, propôs a realização de ações pedagógicas com o objetivo de promover a aprendizagem de forma criativa e significativa, insubstituíveis para os processos educativos que viabilizem a alfabetização científica. As ações didático-pedagógicas realizadas pretenderam transformar a forma como o conteúdo de Ciências são trabalhados em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, com um total de 99 alunos envolvidos. Enquanto bolsistas-residente, foi possível verificar a importância do PRP/CAPES/UNEB, enquanto Projeto de Ensino, que tem como meta oportunizar o aperfeiçoamento da formação pedagógica de futuros professores(as) de Ciências e Biologia. Para tanto, foram planejadas e desenvolvidas aulas sobre conteúdo de Ciências (Ciclo da água, Solo, Estrutura da Terra, Ecossistema, Solo e os Impactos ambientais etc.), com a produção de cartazes e maquetes, elaborados em grupo, pelos estudantes envolvidos, de modo que pudessem explicar, comparar e argumentar sobre os conteúdos estudados em sala de aula; foram elaborados jogos didáticos: um Quiz analógico sobre a importância da água e o outro, digital, sobre Atmosfera.; maquetes sobre a estrutura interna da Terra e Sistema Solar; modelagem sobre a estrutura da célula; e oficina para a confecção de brinquedos com resíduos recicláveis, de modo a envolver os estudantes na produção de tecnologias educacionais, que favorecem o processo de ensino-aprendizagem; por fim, houve a realização do projeto de extensão “Laboratório na escola”, no qual os estudantes puderam entrar em contato, pela primeira vez, com um microscópio. Durante o ano letivo, houve contribuições significativas na aprendizagem dos Bolsistas-RP em sua dimensão pedagógica e científica, desde o planejamento e realização das aulas, além de desafios a serem ultrapassados, em razão de infraestruturas físicas deficitárias (salas pequenas e pouco arejadas etc.), e a ausência de biblioteca e laboratório de Ciências, essenciais para a efetivação de projetos de ensino para a efetivação da alfabetização científica na escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID1329_TB513_25042024202120.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA GOMES DE SA" "autor_nome_curto" => "BRUNA GOMES DE" "autor_email" => "bg993895@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }