Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

AÇÕES QUE TRANSFORMAM A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA HIGINO GOMES DE SÁ

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107351
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 513
    "inscrito_id" => 1329
    "titulo" => "AÇÕES QUE TRANSFORMAM A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA HIGINO GOMES DE SÁ"
    "resumo" => "O projeto de ensino “Residência Pedagógica & Alfabetização Científica: ensinagem de Ciências no contexto da aprendizagem significativa”, propôs a realização de ações pedagógicas com o objetivo de promover a aprendizagem de forma criativa e significativa, insubstituíveis para os processos educativos que viabilizem a alfabetização científica. As ações didático-pedagógicas realizadas pretenderam transformar a forma como o conteúdo de Ciências são trabalhados em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, com um total de 99 alunos envolvidos. Enquanto bolsistas-residente, foi possível verificar a importância do PRP/CAPES/UNEB, enquanto Projeto de Ensino, que tem como meta oportunizar o aperfeiçoamento da formação pedagógica de futuros professores(as) de Ciências e Biologia. Para tanto, foram planejadas e desenvolvidas aulas sobre conteúdo de Ciências (Ciclo da água, Solo, Estrutura da Terra, Ecossistema, Solo e os Impactos ambientais etc.), com a produção de cartazes e maquetes, elaborados em grupo, pelos estudantes envolvidos, de modo que pudessem explicar, comparar e argumentar sobre os conteúdos estudados em sala de aula; foram elaborados jogos didáticos: um Quiz analógico sobre a importância da água e o outro, digital, sobre Atmosfera.; maquetes sobre a estrutura interna da Terra e Sistema Solar; modelagem sobre a estrutura da célula; e oficina para a confecção de brinquedos com resíduos recicláveis, de modo a envolver os estudantes na produção de tecnologias educacionais, que favorecem o processo de ensino-aprendizagem; por fim, houve a realização do projeto de extensão “Laboratório na escola”, no qual os estudantes puderam entrar em contato, pela primeira vez, com um microscópio. Durante o ano letivo, houve contribuições significativas na aprendizagem dos Bolsistas-RP em sua dimensão pedagógica e científica, desde o planejamento e realização das aulas, além de desafios a serem ultrapassados, em razão de infraestruturas físicas deficitárias (salas pequenas e pouco arejadas etc.), e a ausência de biblioteca e laboratório de Ciências, essenciais para a efetivação de projetos de ensino para a efetivação da alfabetização científica na escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID1329_TB513_25042024202120.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA GOMES DE SA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA GOMES DE"
    "autor_email" => "bg993895@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107351
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 513
    "inscrito_id" => 1329
    "titulo" => "AÇÕES QUE TRANSFORMAM A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA HIGINO GOMES DE SÁ"
    "resumo" => "O projeto de ensino “Residência Pedagógica & Alfabetização Científica: ensinagem de Ciências no contexto da aprendizagem significativa”, propôs a realização de ações pedagógicas com o objetivo de promover a aprendizagem de forma criativa e significativa, insubstituíveis para os processos educativos que viabilizem a alfabetização científica. As ações didático-pedagógicas realizadas pretenderam transformar a forma como o conteúdo de Ciências são trabalhados em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, com um total de 99 alunos envolvidos. Enquanto bolsistas-residente, foi possível verificar a importância do PRP/CAPES/UNEB, enquanto Projeto de Ensino, que tem como meta oportunizar o aperfeiçoamento da formação pedagógica de futuros professores(as) de Ciências e Biologia. Para tanto, foram planejadas e desenvolvidas aulas sobre conteúdo de Ciências (Ciclo da água, Solo, Estrutura da Terra, Ecossistema, Solo e os Impactos ambientais etc.), com a produção de cartazes e maquetes, elaborados em grupo, pelos estudantes envolvidos, de modo que pudessem explicar, comparar e argumentar sobre os conteúdos estudados em sala de aula; foram elaborados jogos didáticos: um Quiz analógico sobre a importância da água e o outro, digital, sobre Atmosfera.; maquetes sobre a estrutura interna da Terra e Sistema Solar; modelagem sobre a estrutura da célula; e oficina para a confecção de brinquedos com resíduos recicláveis, de modo a envolver os estudantes na produção de tecnologias educacionais, que favorecem o processo de ensino-aprendizagem; por fim, houve a realização do projeto de extensão “Laboratório na escola”, no qual os estudantes puderam entrar em contato, pela primeira vez, com um microscópio. Durante o ano letivo, houve contribuições significativas na aprendizagem dos Bolsistas-RP em sua dimensão pedagógica e científica, desde o planejamento e realização das aulas, além de desafios a serem ultrapassados, em razão de infraestruturas físicas deficitárias (salas pequenas e pouco arejadas etc.), e a ausência de biblioteca e laboratório de Ciências, essenciais para a efetivação de projetos de ensino para a efetivação da alfabetização científica na escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID1329_TB513_25042024202120.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA GOMES DE SA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA GOMES DE"
    "autor_email" => "bg993895@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O projeto de ensino “Residência Pedagógica & Alfabetização Científica: ensinagem de Ciências no contexto da aprendizagem significativa”, propôs a realização de ações pedagógicas com o objetivo de promover a aprendizagem de forma criativa e significativa, insubstituíveis para os processos educativos que viabilizem a alfabetização científica. As ações didático-pedagógicas realizadas pretenderam transformar a forma como o conteúdo de Ciências são trabalhados em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, com um total de 99 alunos envolvidos. Enquanto bolsistas-residente, foi possível verificar a importância do PRP/CAPES/UNEB, enquanto Projeto de Ensino, que tem como meta oportunizar o aperfeiçoamento da formação pedagógica de futuros professores(as) de Ciências e Biologia. Para tanto, foram planejadas e desenvolvidas aulas sobre conteúdo de Ciências (Ciclo da água, Solo, Estrutura da Terra, Ecossistema, Solo e os Impactos ambientais etc.), com a produção de cartazes e maquetes, elaborados em grupo, pelos estudantes envolvidos, de modo que pudessem explicar, comparar e argumentar sobre os conteúdos estudados em sala de aula; foram elaborados jogos didáticos: um Quiz analógico sobre a importância da água e o outro, digital, sobre Atmosfera.; maquetes sobre a estrutura interna da Terra e Sistema Solar; modelagem sobre a estrutura da célula; e oficina para a confecção de brinquedos com resíduos recicláveis, de modo a envolver os estudantes na produção de tecnologias educacionais, que favorecem o processo de ensino-aprendizagem; por fim, houve a realização do projeto de extensão “Laboratório na escola”, no qual os estudantes puderam entrar em contato, pela primeira vez, com um microscópio. Durante o ano letivo, houve contribuições significativas na aprendizagem dos Bolsistas-RP em sua dimensão pedagógica e científica, desde o planejamento e realização das aulas, além de desafios a serem ultrapassados, em razão de infraestruturas físicas deficitárias (salas pequenas e pouco arejadas etc.), e a ausência de biblioteca e laboratório de Ciências, essenciais para a efetivação de projetos de ensino para a efetivação da alfabetização científica na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.