Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

COMPARTILHANDO CONHECIMENTO: O IMPACTO DAS INTERAÇÕES ENTRE OS RESIDENTES DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107403
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 598
    "inscrito_id" => 1862
    "titulo" => "COMPARTILHANDO CONHECIMENTO: O IMPACTO DAS INTERAÇÕES ENTRE OS RESIDENTES DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "A interação entre teoria e prática na formação inicial é essencial para o desenvolvimento dos futuros professores, permitindo um contato direto com a prática e discussões reflexivas. Com isso, objetivo deste estudo foi identificar e reconhecer a importância das discussões e trocas de experiências entre residentes e orientadores durante as reuniões semanais do PRP. Para isso, foi desenvolvida a pesquisa qualitativa por meio da aplicação de questionários via Google Forms, abordando temas discutidos nas reuniões, e foram enviados para os dezoitos residentes do subprojeto de Biologia, licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPI/CPCE. Dessa forma observou-se que o compartilhamento de experiências é essencial para trocar estratégias na elaboração de metodologias e no enfrentamento de desafios diversos, permitindo a contribuição de cada indivíduo com sua perspectiva única, bem como as discussões são fundamentais para a construção da identidade profissional e para a formação de professores mais capacitados e reflexivos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID1862_TB598_22042024114054.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOSEFA SANTOS"
    "autor_email" => "josefasantos0920@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107403
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 598
    "inscrito_id" => 1862
    "titulo" => "COMPARTILHANDO CONHECIMENTO: O IMPACTO DAS INTERAÇÕES ENTRE OS RESIDENTES DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "A interação entre teoria e prática na formação inicial é essencial para o desenvolvimento dos futuros professores, permitindo um contato direto com a prática e discussões reflexivas. Com isso, objetivo deste estudo foi identificar e reconhecer a importância das discussões e trocas de experiências entre residentes e orientadores durante as reuniões semanais do PRP. Para isso, foi desenvolvida a pesquisa qualitativa por meio da aplicação de questionários via Google Forms, abordando temas discutidos nas reuniões, e foram enviados para os dezoitos residentes do subprojeto de Biologia, licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPI/CPCE. Dessa forma observou-se que o compartilhamento de experiências é essencial para trocar estratégias na elaboração de metodologias e no enfrentamento de desafios diversos, permitindo a contribuição de cada indivíduo com sua perspectiva única, bem como as discussões são fundamentais para a construção da identidade profissional e para a formação de professores mais capacitados e reflexivos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID1862_TB598_22042024114054.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOSEFA SANTOS"
    "autor_email" => "josefasantos0920@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

A interação entre teoria e prática na formação inicial é essencial para o desenvolvimento dos futuros professores, permitindo um contato direto com a prática e discussões reflexivas. Com isso, objetivo deste estudo foi identificar e reconhecer a importância das discussões e trocas de experiências entre residentes e orientadores durante as reuniões semanais do PRP. Para isso, foi desenvolvida a pesquisa qualitativa por meio da aplicação de questionários via Google Forms, abordando temas discutidos nas reuniões, e foram enviados para os dezoitos residentes do subprojeto de Biologia, licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPI/CPCE. Dessa forma observou-se que o compartilhamento de experiências é essencial para trocar estratégias na elaboração de metodologias e no enfrentamento de desafios diversos, permitindo a contribuição de cada indivíduo com sua perspectiva única, bem como as discussões são fundamentais para a construção da identidade profissional e para a formação de professores mais capacitados e reflexivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.