Neste artigo faremos uma explanação acerca das experiências vivenciadas durante o Programa de Residência Pedagógica - PRP, a qual os alunos do curso de licenciatura em Letras Libras da UFERSA participaram durante o período de um ano e seis meses, e de forma significativa e satisfatória concluíram esse percurso levando para si experiências únicas. Considerando que esta foi a primeira vez em que a CAPES incluiu e ofertou bolsas para o subprojeto interdisciplinar Libras/Português, esta turma foi a primeira a participar do programa e a prestar essa importante ação de parceria entre a universidade e educação básica, estando por dentro das funcionalidades da escola pública de qualidade. Dessa forma, a presente pesquisa é fundamentada na importância dessa experiência de docência na sala de aula e de se compartilhar essa vivência possibilitando a produção acadêmica. Assim, seguindo uma abordagem qualitativa, foi desenvolvida uma pesquisa participativa, onde foram examinados por meio da análise documental, os documentos e relatórios produzidos pelos residentes durante o percurso formativo, entre outros textos que serviram de embasamento teórico. As aulas foram ministradas numa turma de uma instituição estadual de atendimento a alunos surdos, em Mossoró-RN. Fundamentado nisso, compreendemos que o processo de ensino-aprendizagem da Libras para alunos surdos deve partir da Libras como protagonista, assumindo sua estrutura visual-espacial, e também da perspectiva do surdo, sua cultura e percepções, o que implica na elaboração de estratégias e materiais que englobam esses aspectos e possibilitem a prática e a interação entre os alunos.