Este artigo tem como objetivo discorrer acerca de uma pesquisa efetivada com alunos do 1º ano na Escola De Ensino Médio Integral Integrado À Educação Professora Izaura Antônia De Lisboa (EPIAL), objetivando a procura por um ensino qualitativo e mais moderno, com o estudante como protagonista no processo de ensino-aprendizagem, por consequência de um ambiente mais inovador e diverso. A proposta será a aplicação do Teorema De Pitágoras mediante o seu prévio estudo e conceitos segundo a História da Matemática. Após o embasamento teórico, os alunos participarão de uma dinâmica gamificada em campo, visando o aprimoramento de seu raciocínio lógico, desenvolvimento da autonomia e socialização. A fundamentação teórica que colabora para o desenvolvimento deste trabalho é norteada nos estudos de Cortella (2009), D’Ambrósio (2019), Mendes (2013), Roque (2014), Pólya (1978) e Boyer (2012) e outros. Dessa forma, as considerações provenientes dessa pesquisa oportunizam confirmar que o uso de metodologia ativa alinhada ao ensino tradicional pode auxiliar e muito o professor durante sua prática. Neste contexto, é notório um maior conhecimento Matemático através do lúdico, promovendo uma maior possibilidade de descobertas e inovações.