A presente pesquisa tem como objetivo compreender como professoras das creches de São Francisco do Conde – Ba, a partir de suas práticas pedagógicas, abordam a diversidade étnico-racial em sala de aula, para o fortalecimento do pertencimento das crianças negras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, pois considera os diversos significados presentes no contexto vivenciado, e as técnicas para obtenção das informações serão as observações, notas de campo e entrevistas. Nesse texto, apresentarei o levantamento realizado no Repositório do banco de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia – PPGE/UFBA, de 2013 a 2023, sobre o tema da pesquisa. Assim, pensar em práticas pedagógicas que tenham a centralidade na diversidade étnico-racial, é também pensar na necessidade de (re)construir o currículo, é conceber a escola como uma instituição basilar na construção de estratégias que possibilitem o desenvolvimento integral das crianças. Uma vez que contribuirá na autoestima do sujeito, a partir do resgate e valorização de sua história, sua ancestralidade, seus valores e repertórios socioculturais, tornando-se ações cruciais que possibilitarão o respeito à diversidade étnico-racial desde a primeira infância.