Este texto tem como objetivo relatar a nossa travessia formativa como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de licenciatura em História na Universidade Estadual de Feira de Santana, período de novembro de 2022 até março de 2024. Enfatizamos a contribuição significativa do referido Programa no desenvolvimento da nossa formação para docência em história. Uma vez que a formação no Subprojeto História ancorou-se em alguns pressupostos da Educação Histórica, será evidenciado, além de questões de natureza teórica, potencialidades da metodologia quando aplicada em ambientes de escolarização. Para tanto, descrevemos o trabalho de montagem e execução de aulas históricas feitas com alunos do 3º ano do Ensino Médio em instituições parceiras do projeto, o Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand e o Colégio Estadual José Ferreira Pinto, situados no município de Feira de Santana-BA. Neste caminhar, considerando-o um elemento metodológico essencial, colocamos ênfase na problematização do processo de seleção e o uso de fontes na didática da História, a partir do trabalho com o conteúdo (conceito substantivo) “Ditadura Civil-Militar no Brasil”, com o recorte temático sobre a censura durante a vigência deste regime.