O presente artigo relata a experiência de elaboração de jogos lúdicos sobre o reino animal desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), campus Penedo. O intuito dessa dinâmica é despertar a criatividade, o trabalho coletivo e interdisciplinar dos alunos do segundo ano do Ensino Médio Integrado do Curso de Meio Ambiente. A atividade contou com a monitoria dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O desenvolvimento do trabalho envolveu a elaboração de jogos sobre o reino animal, com foco nos protocordados e cordados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Um roteiro com as características pré-definidas de cada grupo animal direcionou os alunos a criar um jogo para a explicação dos conteúdos de forma lúdica. Os materiais utilizados para a produção dos jogos, tiveram como primícia o uso de materiais sustentáveis, com menor impacto na natureza, além do baixo custo. A interação e dinâmica dos jogos não apenas facilitaram a compreensão efetiva dos conteúdos, mas também estimularam a participação ativa dos alunos no processo educativo. Diante do exposto, concluiu-se que a experiência com jogos didáticos no ensino de Biologia revelou-se uma estratégia valiosa, ao transformar o ambiente escolar em um espaço mais dinâmico, participativo e eficaz na promoção da aprendizagem. A continuidade e expansão dessas iniciativas contribuem para uma educação mais estimulante e alinhada às necessidades e características dos estudantes contemporâneos.