JOGOS LÚDICOS COMO INSTRUMENTO DE ABORDAGEM INOVADORA NO ENSINO DA BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107122 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 120 "inscrito_id" => 919 "titulo" => "JOGOS LÚDICOS COMO INSTRUMENTO DE ABORDAGEM INOVADORA NO ENSINO DA BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo relata a experiência de elaboração de jogos lúdicos sobre o reino animal desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), campus Penedo. O intuito dessa dinâmica é despertar a criatividade, o trabalho coletivo e interdisciplinar dos alunos do segundo ano do Ensino Médio Integrado do Curso de Meio Ambiente. A atividade contou com a monitoria dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O desenvolvimento do trabalho envolveu a elaboração de jogos sobre o reino animal, com foco nos protocordados e cordados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Um roteiro com as características pré-definidas de cada grupo animal direcionou os alunos a criar um jogo para a explicação dos conteúdos de forma lúdica. Os materiais utilizados para a produção dos jogos, tiveram como primícia o uso de materiais sustentáveis, com menor impacto na natureza, além do baixo custo. A interação e dinâmica dos jogos não apenas facilitaram a compreensão efetiva dos conteúdos, mas também estimularam a participação ativa dos alunos no processo educativo. Diante do exposto, concluiu-se que a experiência com jogos didáticos no ensino de Biologia revelou-se uma estratégia valiosa, ao transformar o ambiente escolar em um espaço mais dinâmico, participativo e eficaz na promoção da aprendizagem. A continuidade e expansão dessas iniciativas contribuem para uma educação mais estimulante e alinhada às necessidades e características dos estudantes contemporâneos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID919_TB120_03032024182740.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIARA CRISTINA DE SOUZA GARAJAU" "autor_nome_curto" => "NAIARA" "autor_email" => "naiara.garajau@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107122 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 120 "inscrito_id" => 919 "titulo" => "JOGOS LÚDICOS COMO INSTRUMENTO DE ABORDAGEM INOVADORA NO ENSINO DA BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo relata a experiência de elaboração de jogos lúdicos sobre o reino animal desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), campus Penedo. O intuito dessa dinâmica é despertar a criatividade, o trabalho coletivo e interdisciplinar dos alunos do segundo ano do Ensino Médio Integrado do Curso de Meio Ambiente. A atividade contou com a monitoria dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O desenvolvimento do trabalho envolveu a elaboração de jogos sobre o reino animal, com foco nos protocordados e cordados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Um roteiro com as características pré-definidas de cada grupo animal direcionou os alunos a criar um jogo para a explicação dos conteúdos de forma lúdica. Os materiais utilizados para a produção dos jogos, tiveram como primícia o uso de materiais sustentáveis, com menor impacto na natureza, além do baixo custo. A interação e dinâmica dos jogos não apenas facilitaram a compreensão efetiva dos conteúdos, mas também estimularam a participação ativa dos alunos no processo educativo. Diante do exposto, concluiu-se que a experiência com jogos didáticos no ensino de Biologia revelou-se uma estratégia valiosa, ao transformar o ambiente escolar em um espaço mais dinâmico, participativo e eficaz na promoção da aprendizagem. A continuidade e expansão dessas iniciativas contribuem para uma educação mais estimulante e alinhada às necessidades e características dos estudantes contemporâneos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID919_TB120_03032024182740.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIARA CRISTINA DE SOUZA GARAJAU" "autor_nome_curto" => "NAIARA" "autor_email" => "naiara.garajau@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }