O presente trabalho teve como objetivo descrever como aulas de química, contextualizadas ao tema saúde bucal, podem contribuir no processo de ensino e fomentar algumas pretensões apontadas pela Alfabetização Científica (AC). Aulas planejadas por meio da AC representam as possibilidades de que a grande maioria da população disponha de conhecimentos científicos e tecnológicos. Por assim dizer, as práticas na sala de aula, pelo tema saúde bucal, traz uma questão relevante para o ensino de química por AC, tanto por elucidar o entendimento científico dos conceitos químicos, como também a utilização da ciência para manutenção da saúde dos dentes. A realização dessa experiência se deu através do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), desenvolvido pelo IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) campus Vitória da Conquista. A metodologia utilizada foi planejada a partir de uma atividade dividida em duas aulas, contextualizando o conteúdo de soluções, aplicadas em uma turma do 2º ano do ensino médio. Os resultados apontam para a potencialidade do ensino se desenvolver por meio das práticas de aula contextualizadas a esse tema, isso por que a relação entre o conteúdo a ser abordado torna-se mais próximo dos alunos, e uma vez que aconteça essa necessidade do cuidado com a saúde bucal, o estudo da química pode-se ganhar um novo sentido para esses estudantes.