Os cursos de formação inicial de professores devem desenvolver estratégias que permitam aos licenciandos uma aprendizagem que articule teoria e prática. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vem se consolidando como um importante meio de ligação entre as universidades e as escolas, possibilitando aos alunos bolsistas uma aprendizagem contextualizada e significativa. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo relatar os resultados das atividades realizadas no âmbito do PIBID do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os relatos apresentados neste texto são de três alunos que vivenciaram o cotidiano das aulas em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Teresina, Piauí. A pesquisa foi desenvolvida a partir do uso de questionário e relatos de experiências de três bolsistas do PIBID e uma professora supervisora. Os relatos dos pibidianos mostram que o programa vem desenvolvendo uma articulação entre a experiência da sala de aula que possibilita uma aprendizagem prática e um conhecimento teórico que orienta a prática através de uma reflexão sobre a ação desenvolvida na escola campo. Pois é através de um novo olhar que podemos aprimorar cada vez mais as abordagens que facilitem o contato com o aluno fazendo com que cada um entenda sua função dentro da sala, mostrando que é possível abordar de forma lúdica, permitindo um aprendizado interativo e de fácil compreensão. Na visão da professora supervisora, fazer parte da jornada dos alunos no presente é uma grande contribuição para a vida acadêmica futura. Este trabalho busca contribuir com a ampliação dos estudos e discussões sobre o PIBID, ressaltando sua importância para a formação de professores.