Descreve-se uma experiência pedagógica realizada em uma turma do 2º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de São Luís/MA. Esta experiência faz parte de um projeto didático intitulado "Eu sou arte", que teve como proposito trabalhar a compreensão da arte ao redor de si e do mundo, a fim de constituir os alunos como sujeitos históricos e culturais. A aula em questão focou em uma análise comparativa entre o Brasil e o México. O objetivo principal foi ampliar a compreensão dos alunos sobre as culturas desses países, promovendo respeito pela diversidade cultural. A estratégia adotada envolveu diversas atividades, incluindo a observação e discussão de cartazes representando características dos dois países, a confecção de bandeiras em grupos e a preparação do guacamole, um prato típico do México. A teoria de Edgar Morin sobre interdisciplinaridade serviu como referencial, destacando a importância de uma abordagem integrada para uma educação mais eficaz e significativa. A discussão em torno do objeto do relato ressalta a relevância dessa abordagem na promoção de uma educação mais rica e contextualizada. Os resultados obtidos foram positivos, destacando-se o aumento do interesse e engajamento dos alunos, o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe, o estímulo ao pensamento crítico e reflexão, bem como a promoção da valorização da diversidade cultural.