Este trabalho apresenta discussões acerca das ações pedagógicas desenvolvidas pelos bolsistas residentes do curso de licenciatura em Letras - língua portuguesa e literaturas, do DCH- campus IV - Uneb, no âmbito do PRP, com o intuito de perceber em que medida contribuíram para a ampliação das práticas de multiletramentos no contexto da educação básica. Para isso, esta investigação, de cunho qualitativo, adotou como procedimento metodológico a análise documental de um corpus constituído por projetos de ensino, sequências didáticas e relatos de experiência produzidos pelos bolsistas, cujo tratamento de dados baseou-se nos pressupostos da análise de conteúdo. Os dados coletados foram agrupados de acordo com as seguintes categorias: a) as propostas temáticas; b) problemática; c) gêneros textuais; d) estratégias metodológicas; e)resultados . Dessa forma, o estudo aponta que a prática de projetos de multiletramentos desenvolvidos pelos bolsistas residentes ao longo das ações do subprojeto, possibilitaram, por meio de atividades inovadoras, o engajamento dos estudantes da educação básica nas aulas de língua portuguesa, explorando múltiplas formas de linguagem e representação, incluindo imagens, vídeos, áudio, símbolos e tecnologias digitais.