Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

DESENCONTROS METODOLÓGICOS ENFRENTADOS POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107118
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 1242
    "titulo" => "DESENCONTROS METODOLÓGICOS ENFRENTADOS POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente relato tem como objetivo confrontar a metodologia da resolução de problemas, como processo não usual, com metodologias usuais utilizadas pelos professores que ensinam matemática em turmas do 1º ano do Ensino Médio. Sendo assim, para produção deste relato foram utilizadas narrativas pedagógicas produzidas pelas residentes autoras deste texto durante os dois primeiros módulos do Programa Residência Pedagógica. Durante a vivência em sala de aula notamos desinteresse por parte dos alunos devido ao uso da Metodologia Tradicional, dessa forma, optamos em fazer o uso da metodologia da resolução de problemas, pois, os alunos se adequaram naturalmente a esta metodologia de ensino. Por tanto, considera-se a necessidade dos professores que ensinam matemática participarem de programas de formação continuada para (re)conhecerem outras metodologias de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1242_TB109_19042024143547.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAINE SILVA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "Laine Silva Ram"
    "autor_email" => "laineramos@aluno.uema.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107118
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 1242
    "titulo" => "DESENCONTROS METODOLÓGICOS ENFRENTADOS POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente relato tem como objetivo confrontar a metodologia da resolução de problemas, como processo não usual, com metodologias usuais utilizadas pelos professores que ensinam matemática em turmas do 1º ano do Ensino Médio. Sendo assim, para produção deste relato foram utilizadas narrativas pedagógicas produzidas pelas residentes autoras deste texto durante os dois primeiros módulos do Programa Residência Pedagógica. Durante a vivência em sala de aula notamos desinteresse por parte dos alunos devido ao uso da Metodologia Tradicional, dessa forma, optamos em fazer o uso da metodologia da resolução de problemas, pois, os alunos se adequaram naturalmente a esta metodologia de ensino. Por tanto, considera-se a necessidade dos professores que ensinam matemática participarem de programas de formação continuada para (re)conhecerem outras metodologias de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1242_TB109_19042024143547.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAINE SILVA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "Laine Silva Ram"
    "autor_email" => "laineramos@aluno.uema.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente relato tem como objetivo confrontar a metodologia da resolução de problemas, como processo não usual, com metodologias usuais utilizadas pelos professores que ensinam matemática em turmas do 1º ano do Ensino Médio. Sendo assim, para produção deste relato foram utilizadas narrativas pedagógicas produzidas pelas residentes autoras deste texto durante os dois primeiros módulos do Programa Residência Pedagógica. Durante a vivência em sala de aula notamos desinteresse por parte dos alunos devido ao uso da Metodologia Tradicional, dessa forma, optamos em fazer o uso da metodologia da resolução de problemas, pois, os alunos se adequaram naturalmente a esta metodologia de ensino. Por tanto, considera-se a necessidade dos professores que ensinam matemática participarem de programas de formação continuada para (re)conhecerem outras metodologias de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.