Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES

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Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente trabalho aborda o processo de elaboração e aplicação de Sequências didáticas investigativas (SEIs), vivenciado por residentes-bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Subprojeto de Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB). As sequências didáticas foram elaboradas e aplicadas para os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. A elaboração das Sequências Didáticas Investigativas deu-se a partir do referencial teórico-metodológico defendido por Carvalho (2013), no qual, promove uma crítica ao ensino de ciências pautado na transmissão de conceitos, leis e fórmulas, bem como a replicação de experiências e memorização de nomes dos cientistas. O ensino por investigação busca que os alunos sejam alfabetizados cientificamente, a partir de uma estratégia de ensino que busca propiciar a participação dos estudantes no processo de construção do conhecimento. Os resultados obtidos com aplicação da SEI com a turma do ensino médio, foi satisfatório, visto que a metodologia utilizada estava bem fundamentada e contextualizada com a realidade que engloba os estudantes. Pelo que foi observado, os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental não conseguiram atingir os resultados esperados por meio da SEI, os estudantes apresentavam dificuldades na leitura e interpretação, além de não conseguirem interpretar gráficos, o que dificultou a vivência. Desse modo, precisamos assumir também o nosso lugar de licenciandos, em processo de formação, que mesmo buscando por metodologias atuais e que promovam a autonomia dos estudantes, o processo de ação-reflexão-ação sobre nossa prática precisa ser uma constante.

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