O presente trabalho vem relatar algumas experiências vivenciadas por alunas do curso de Letras – Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Respectivas Literaturas, este da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Estas experiências são vivenciadas através do programa Residência Pedagógica - PRP em uma escola da rede estadual de ensino de Alagoas. O mesmo trabalho tem o propósito aperfeiçoar a formação teórica e prática nos residentes de licenciatura, com intuito de aprendizagens aos ingressantes, habilidades e competências para que lhes sejam permitidas a realização de um ensino de qualidade. Esse relato abordou uma observação quanto à estratégia utilizada pelas residentes no início da socialização/regência na sala de aula, atuando como futuras professoras, além de enfatizar a importância deste programa como oportunidade ímpar para os acadêmicos desta licenciatura. Foi apresentado aos alunos da escola Estadual de Educação Básica Lions Club, o gênero textual cordel, como foi proposto no planejamento com o preceptor/professor da turma. O que chamou à atenção foi: como o material de ensino utilizado numa experiência deste modelo, pode facilitar e contribuir no momento de prática dos residentes. Ademais, a literatura pode transformar o leitor, para um ser reflexivo, crítico e comunicativo. Através disso, analisou-se a importância de propor bons materiais de ensino para que a regência flua de maneira agradável, tanto para os alunos quanto para os futuros professores, os bolsistas do PRP.