Este trabalho tem o objetivo realizar um relato de experiências e uma avaliação das ações como preceptor do Colégio Estadual Carmem Andrade Lima (CECAL), a partir dos objetivos e das orientações do Projeto Institucional, do Subprojeto de Educação Física no edital 24/2022, troca de informações e diálogos com docente orientador e das experiências compartilhadas com os 5 residentes bolsistas graduandos do curso de licenciatura em educação física, no período de outubro de 2022 a março de 2023. Realiza a avaliação buscando a aproximação ou o distanciamento dos objetivos estabelecidos e com base nos relatos dos residentes a partir das ações desenvolvidas pelos bolsistas. Se realiza em um período pós pandêmico que apresenta a realidade de alta evasão escolar e a necessidade de possibilitar a ampliação do repertório de vivências pedagógicas dos estudantes e graduandos, com base na pedagogia crítico superadora com conteúdos como Jogos, Esportes, Ginástica, Capoeira, Lutas, entre outras práticas corporais. A comunidade desta escola tem 4 anos sem um espaço adequado para a realização das aulas de educação física por conta de uma reforma que começou em 2021. O prejuízo do tempo com o trato da dimensão prática do conhecimento, limitou a experiência e vivências práticas dos estudantes. Apesar das dificuldades realizamos todas as atividades propostas pelo Programa e com base no relato dos residentes concluímos que o Programa Residência Pedagógica é fundamental na ampliação das experiências significativas na formação dos licenciandos, contribuindo tanto na construção da identidade docente, quanto na profissionalização da profissão.