CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE RESIDENTES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PRECEPTOR NO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO EDITAL 24/2022
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107175 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 197 "inscrito_id" => 3147 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE RESIDENTES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PRECEPTOR NO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO EDITAL 24/2022" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo realizar um relato de experiências e uma avaliação das ações como preceptor do Colégio Estadual Carmem Andrade Lima (CECAL), a partir dos objetivos e das orientações do Projeto Institucional, do Subprojeto de Educação Física no edital 24/2022, troca de informações e diálogos com docente orientador e das experiências compartilhadas com os 5 residentes bolsistas graduandos do curso de licenciatura em educação física, no período de outubro de 2022 a março de 2023. Realiza a avaliação buscando a aproximação ou o distanciamento dos objetivos estabelecidos e com base nos relatos dos residentes a partir das ações desenvolvidas pelos bolsistas. Se realiza em um período pós pandêmico que apresenta a realidade de alta evasão escolar e a necessidade de possibilitar a ampliação do repertório de vivências pedagógicas dos estudantes e graduandos, com base na pedagogia crítico superadora com conteúdos como Jogos, Esportes, Ginástica, Capoeira, Lutas, entre outras práticas corporais. A comunidade desta escola tem 4 anos sem um espaço adequado para a realização das aulas de educação física por conta de uma reforma que começou em 2021. O prejuízo do tempo com o trato da dimensão prática do conhecimento, limitou a experiência e vivências práticas dos estudantes. Apesar das dificuldades realizamos todas as atividades propostas pelo Programa e com base no relato dos residentes concluímos que o Programa Residência Pedagógica é fundamental na ampliação das experiências significativas na formação dos licenciandos, contribuindo tanto na construção da identidade docente, quanto na profissionalização da profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID3147_TB197_06032024014436.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURE CERQUEIRA CORREIA" "autor_nome_curto" => "IURE" "autor_email" => "iurecorreia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107175 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 197 "inscrito_id" => 3147 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE RESIDENTES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PRECEPTOR NO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO EDITAL 24/2022" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo realizar um relato de experiências e uma avaliação das ações como preceptor do Colégio Estadual Carmem Andrade Lima (CECAL), a partir dos objetivos e das orientações do Projeto Institucional, do Subprojeto de Educação Física no edital 24/2022, troca de informações e diálogos com docente orientador e das experiências compartilhadas com os 5 residentes bolsistas graduandos do curso de licenciatura em educação física, no período de outubro de 2022 a março de 2023. Realiza a avaliação buscando a aproximação ou o distanciamento dos objetivos estabelecidos e com base nos relatos dos residentes a partir das ações desenvolvidas pelos bolsistas. Se realiza em um período pós pandêmico que apresenta a realidade de alta evasão escolar e a necessidade de possibilitar a ampliação do repertório de vivências pedagógicas dos estudantes e graduandos, com base na pedagogia crítico superadora com conteúdos como Jogos, Esportes, Ginástica, Capoeira, Lutas, entre outras práticas corporais. A comunidade desta escola tem 4 anos sem um espaço adequado para a realização das aulas de educação física por conta de uma reforma que começou em 2021. O prejuízo do tempo com o trato da dimensão prática do conhecimento, limitou a experiência e vivências práticas dos estudantes. Apesar das dificuldades realizamos todas as atividades propostas pelo Programa e com base no relato dos residentes concluímos que o Programa Residência Pedagógica é fundamental na ampliação das experiências significativas na formação dos licenciandos, contribuindo tanto na construção da identidade docente, quanto na profissionalização da profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID3147_TB197_06032024014436.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURE CERQUEIRA CORREIA" "autor_nome_curto" => "IURE" "autor_email" => "iurecorreia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }