Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A IMPORTÂNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107395
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 585
    "inscrito_id" => 1768
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Essa comunicação científica, traz um relato de experiência de dois alunos do curso de licenciatura em Matemática, sobre as suas vivências no programa de residência pedagógica (PRP). É mostrado como o PRP tem se desenvolvido, em um processo de aproximação entre a universidade e a escola e, tem como problema norteador: quais os benefícios da inserção dos alunos do curso de licenciatura neste programa? Assim, é descrito os olhares dos residentes sobre a imersão na escola pública e, quais problemas podem ser reconhecidos que sugerem causas da possibilidade de melhoria da escola pública e, como esses podem ser superados. Como parte das respostas aos problemas reconhecidos é possível afirmar que a aproximação entre escola e universidade é fator de relevância para suavizar parte destas demandas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1768_TB585_21042024174855.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN FELIPE MENDES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "Luan Felipe"
    "autor_email" => "luanfelipeedumtm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107395
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 585
    "inscrito_id" => 1768
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Essa comunicação científica, traz um relato de experiência de dois alunos do curso de licenciatura em Matemática, sobre as suas vivências no programa de residência pedagógica (PRP). É mostrado como o PRP tem se desenvolvido, em um processo de aproximação entre a universidade e a escola e, tem como problema norteador: quais os benefícios da inserção dos alunos do curso de licenciatura neste programa? Assim, é descrito os olhares dos residentes sobre a imersão na escola pública e, quais problemas podem ser reconhecidos que sugerem causas da possibilidade de melhoria da escola pública e, como esses podem ser superados. Como parte das respostas aos problemas reconhecidos é possível afirmar que a aproximação entre escola e universidade é fator de relevância para suavizar parte destas demandas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1768_TB585_21042024174855.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN FELIPE MENDES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "Luan Felipe"
    "autor_email" => "luanfelipeedumtm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Essa comunicação científica, traz um relato de experiência de dois alunos do curso de licenciatura em Matemática, sobre as suas vivências no programa de residência pedagógica (PRP). É mostrado como o PRP tem se desenvolvido, em um processo de aproximação entre a universidade e a escola e, tem como problema norteador: quais os benefícios da inserção dos alunos do curso de licenciatura neste programa? Assim, é descrito os olhares dos residentes sobre a imersão na escola pública e, quais problemas podem ser reconhecidos que sugerem causas da possibilidade de melhoria da escola pública e, como esses podem ser superados. Como parte das respostas aos problemas reconhecidos é possível afirmar que a aproximação entre escola e universidade é fator de relevância para suavizar parte destas demandas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.